Analisando o contexto empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
















































































SUMÁRIO





Conteúdo

1 INTRODUÇÃO 7
2 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 9
3 PROCESSO ADMINISTRATIVO 11
3.1 PLANEJAR 12
3.2 ORGANIZAR 12
3.3 DIREÇÃO (LIDERANÇA)13
3.4 CONTROLAR 14
4 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES 15
4.1 AMBIENTE- TAREFA E MACRO-AMBIENTE 15
5 ASPECTOS JURIDICOS NA CONTABILIDADE 16
6 OPERAÇÕES MATEMATICAS PRESENTES NOS CALCULOS CONTABEIS 20
6.1 CALCULOS DE PORCENTAGENS 20
7 CONCLUSÃO 22
8 REFERÊNCIAS 23
































INTRODUÇÃO

Bem vindo a mais uma caminhada destajornada chamada de estudo das Ciências Contábeis. Nós iremos gravitacionar sob o tema “Analisando o contexto Empresarial” iremos abordar a importância da Ciência chamada Contabilidade e sua estrutura e todo o seu sistema.
Há quem questione a importância da Contabilidade, e questionar sua importância é mesma coisa que questionar a importância do pão (alimentação) na vida humana, semo pão o corpo padece, e vemos que grandes são a mortes causadas pela fome, ou seja, a ausência de comida leva a morte. Neste mesmo pensamento podemos afirmar que uma entidade empresarial sem o auxilio e intervenção da Contabilidade esta fadada a sua extinção e falência, não ha vida sem pão, não ha negócios e empresas bem sucedidas sem a devida Contabilidade.
Comparando a entidadeempresarial ao sistema do corpo humano podemos até dizer com toda firmeza que a Contabilidade pode ser comparada ao sistema cardiovascular e a Administração pode ser comparada ao Cérebro, o corpo sem o Cérebro morre e também sem o coração não vive.
A vida do corpo esta centrada no coração, o coração faz o corpo funcionar, faz o sangue correr, faz a vida acontecer. A contabilidade faz aempresa funcionar no sentido de manutenção de sua existência, enquanto a Administração corrobora na organização da empresa no contexto Laboral, Comercial, de Produção, de Funcionamento, ou seja, a Administração trabalha na organização da empresa no Mercado, organiza desde desenvolvimento profissional de cada colaborador até no relacionamento com o cliente.
A Contabilidade extrai amatéria prima para a Administração, pois a Administração de uma empresa só toma atitudes baseadas em informações e dados fornecidos pela Contabilidade. Uma empresa que baseia suas tomadas de decisões apenas em experiências pessoais faz a mesma coisa que atirar no escuro, não tem uma direção, um alvo certo. Sintetizando o objetivo de uma empresa é o seu crescimento financeiro, isto é, o lucro.Ninguém começa uma atividade empresarial porque não tem nada pra fazer na vida, o seu objetivo é enriquecer e adquirir patrimônios. E como alcançar esses objetivos financeiros se não se tem nenhuma noção dos patrimônios já existentes, se nem se quer sabe o que a empresa deve ou tem a receber? A resposta é que não existe nenhuma possibilidade de se ter sucesso na atividade empresarial sem aaplicação da Contabilidade. As próximas paginas apresenta algumas noções da Contabilidade.
































A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

A palavra “Gestão” no dicionário significa uma ação de gerir ou gerência, administração. Sintetizando gestão empresarial contábil significa administrar com parâmetros na contabilidade, ouseja, utilizar as ferramentas presentes na contabilidade para nortear de forma concreta as decisões empresariais. A contabilidade gerencial não “inventa” dados, mas lastreia-se na escrituração regular dos documentos, contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial.
Hoje as entidades empresariais estão começando a enxergar como a contabilidade na gestão empresarial...
tracking img