Analisando a terminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analisando a Terminologia
(Gnosticismo, Agnosticismo, Deismo, Teísmo, Dogmatismo)

O gnosticismo designa um conjunto de crenças de natureza filosófica e religiosa cujo princípio básico assenta naidéia de que há em cada homem uma essência imortal que transcende o próprio homem. Os gnósticos consideram a existência humana neste mundo como não natural, por estar submetida a diversos sofrimentos.De acordo com o gnosticismo, o caminho para a libertação desses sofrimentos é através do conhecimento. Não um conhecimento adquirido de forma racional e com base científica, mas um conhecimentointuitivo e transcendental que dá sentido à própria vida humana.

O gnosticismo tem origem em várias seitas religiosas anteriores ao cristianismo, mas nos primeiros séculos da era cristã chega amisturar-se com o próprio cristianismo. Posteriormente veio a ser declarado como pensamento herético. Há quem defenda a existência de um gnosticismo pagão e um gnosticismo cristão.

Agnosticismo,filosoficamente é a doutrina que declara vã toda a metafísica e o absoluto inacessível ao espírito humano. Não indaga do princípio e da essência dos fenômenos físicos e morais, por impossibilidade desucesso.

O termo agnosticismo foi criado pelo inglês Huxley Herbert Spencer era agnóstico e admitia um domínio da Ciência e um domínio do Incognoscível.

Augusto Comte era também agnóstico, porqueafirmava que a Origem Primeira, a Substância e o Fim são inacessíveis ao espírito humano.

O agnóstico não é ateu, nem anti-religioso, nem combate nenhuma religião. Os agnósticos de boa formação moral("de bons costumes") praticam o bem, pelo bem, sem esperar a recompensa de Deus, que eles não alcançam, e sem o temor do inferno, que eles desconhecem.

Deismo. O deismo consiste em honrar um Deusabstrato, Criador e organizador do mundo. Há mais no deismo o respeito à lei moral, isto é, à religião natural.

Os deistas não se preocupam com qualquer espécie de revelação divina. Acreditam em...
tracking img