Analisando a lucratividade e a rentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANALISANDO A LUCRATIVIDADE E A RENTABILIDADE

No mundo dos negócios nada adianta ser lucrativo se não for rentável. Sem rentabilidade não é possível recuperar o investimento inicial.

Conhecer a lucratividade e a rentabilidade da empresa é fundamental para a gestão do negócio. De nada adianta um empreendimento ser lucrativo, se não é rentável. Sem rentabilidade não é possível recuperar oinvestimento inicial.

Podemos dizer que:
Lucratividade é a relação do valor do lucro com o montante de vendas, ou seja, divide-se o valor do lucro pelo volume de vendas (lucro líquido/vendas). Trata-se então do percentual de ganho obtido sobre as vendas realizadas.

Já a rentabilidade refere-se ao resultado que possibilita a análise do retorno sobre o investimento realizado na empresa.

Asempresas devem buscar melhorar estes indicadores, sem deixar de lado os indicadores qualitativos, como a qualidade dos produtos e serviços ofertados.

Três índices de rentabilidade freqüentemente mencionados e que podem ser encontrados diretamente nas demonstrações de resultados de tamanho comum, são:

1) Margem de lucro bruto;
2) Margem de lucro operacional; e
3) Margem de lucro líquido.Margem de lucro bruto – mede a porcentagem de cada unidade monetária de vendas que permanece após a empresa deduzir o valor dos bens vendidos. Quanto maior a margem de lucro bruto, melhor isto é, menor o custo das mercadorias vendidas.

A margem de lucro bruto é calculada da seguinte forma:

Margem de Custo das
lucro bruto = Receita de vendas – mercadorias vendidas = Lucro brutoReceita de vendas receita de
Vendas

Exemplo:

$ 3.074.000 - $ 2.088.000 = $ 986.000 = 32,1%
$ 3.074.000 $ 3.074.000

Margem de Lucro Operacional – mede a porcentagem de cada unidade monetária de vendas remanescente após a dedução de todos os custos e despesas exceto juros, imposto de renda e dividendos de ações preferenciais. Representa o “lucro puro” obtidosobre cada dólar de vendas. Os lucros operacionais são ditos “puros” porque medem apenas o lucro sobre as operações e desconsideram juros, impostos e dividendos de ações preferenciais. É preferível uma margem de lucro operacional elevada. A margem de lucro operacional é calculada por:

Margem de lucro operacional = Lucro operacional
Receita de vendas

Exemplo:

$ 418.000= 13,6%
$ 3.074.000

Margem de lucro líquido – mede a porcentagem de cada unidade monetária de vendas remanescente após a dedução de todos os custos e despesas, inclusive juros, impostos e dividendos de ações preferenciais. Quanto mais elevada a margem de lucro líquido de uma empresa, melhor. A margem de lucro líquido é calculada da seguinte maneira:

Margem de lucro líquido = Lucrodisponível para os acionistas ordinário
Receita de vendas

Exemplo:

$ 221.000 = 7,2%
$ 3.074.000

Lucro por ação (LPA) – O lucro por ação (LPA) de uma empresa costuma ser de interesse para acionistas existentes ou em potencial e para a administração. Como já vimos, o LPA representa o número de unidades monetárias ganhas durante o período para cada ação ordinária em circulação. O lucropor ação é calculado como:

Lucro por ação = Lucro disponível para os acionistas ordinários
Número de ações ordinárias em circulação

Exemplo:

$ 221.000 = $ 2,90
$ 76.262

Este valor representa o valor em dólares ganho por cada ação ordinária em circulação. O montante em dinheiro efetivamente distribuído a cada acionista é o dividendo por ação (DPA). O LPA é observado comoatenção pelo público investidor e considerado um importante indicador de sucesso empresarial.

Retorno sobre o ativo total (ROA – return on total assets) – o retorno sobre o ativo total, muitas vezes chamado de retorno sobre o investidor (ROI), mede a eficácia geral da administração na geração de lucros a partir dos ativos disponíveis. Quanto mais elevado o retorno sobre o ativo total de uma...
tracking img