Analisando a empresa weg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO



Neste trabalho aprenderemos um pouco sobre o que é o ciclo PDCA, Análise SWOT, logística industrial, sistema de melhoramento industrial e cadeia de suprimentos. E, como a empresa Weg utilizou esses processos em seu benefício.
Iremos ver como a Weg transformou os seus pontos fracos e ameaças em vantagem, e melhorando cada vez mais os seus pontos fortes e as oportunidades,traçando metas e objetivos a serem alcançados pela empresa, objetivos esses, que foram renovados a cada vez os primeiros eram alcançados, analisando assim o que deu certo e o que deu errado.



















2. DESENVOLVIMENTO


O PDCA é aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer empresa de forma agarantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento ( vendas , compras , engenharia , etc...)
Este ciclo foi introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart, na década de 20, e divulgado por Deming, em 1950, quem efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como, por exemplo, nagestão da qualidade , dividindo-a em quatro principais passos.
O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se o que foi feito, se estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente) e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução.

Os passos são os seguintes:
• Plan(planejamento) : estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessárias para atingir os resultados.
• Do (execução) : realizar, executar as atividades.
• Check (verificação) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando asinformações, eventualmente confeccionando relatórios.
• Act (ação) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia , aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas
A empresa Weg utilizou de forma hábil esse ciclo, pois traços os seus objetivos e metas,estabeleceram metas, colocaram em execução o plano estratégico planejado, verificando as possibilidades do mercado assim como a assistência no pós-venda com autorizadas.
A gerência de operações trata de operações produtivas, que tipicamente se diferem em quatro variáveis:
• Volume - Em sistemas de grande volume de produção há um alto grau de repetição de tarefas. Isso possibilita a especialização detrabalhadores, e a sistematização do trabalho. A implicação mais importante disto é o custo unitário baixo, pois no mínimo, os custos fixos são diluídos em um grande número de produtos.
• Flexibilidade - Confronta produtos ou serviços altamente padronizados com outros produtos e serviços altamente flexíveis e customizáveis O que é padronizado tem custos mais baixos e pode ter uma taxa de erros menor(e por consequência, uma qualidade maior).
• Variabilidade (de demanda) - Contrapõe negócios de alta variação de demanda (demanda instável – por exemplo, um resort que fica cheio na alta temporada, mas vazio na baixa) com negócios de demanda estável (por exemplo, um hotel na frente de uma rodoviária movimentada). O custo unitário do primeiro caso é maior, e ele deve se adaptar para contratarfuncionários temporários, etc.
• Visibilidade - Depende do quanto da operação é exposto para os clientes. Operações de alto contato exigem funcionários com boas habilidades de interação com o público. Operações de baixo contato exigem funcionários menos qualificados, e pode ter alta taxa de utilização por isso, tem custos mais baixos.
As operações produtivas têm e precisam sempre de medidas de...
tracking img