Analisando “the black cat"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
The Black Cat" é um conto de Edgar Allan Poe. Foi publicado pela primeira vez em 19 de agosto de 1843. Trata - se de um estudo da psicologia de culpa e ilustra a capacidade do homem e de sua mente de observar sua própria deterioração e destruição.

“... when I had slept off the fumes of the night's debauch -I experienced a sentiment half of horror, half of remorse, for the crime of which I hadbeen guilty; but it was, at best, a feeble and equivocal feeling, and the soul remained untouched.”

Para fazer a análise desse conto é necessário estar atento às variedades de símbolos e imagens utilizadas pelo autor. A história é relatada por um narrador/ personagem, plenamente consciente de sua deterioração mental, e em alguns pontos da história ele reconhece a mudança que está ocorrendodentro dele, e ele tenta fazer algo a respeito, sente vergonha, mas ele encontra-se incapaz de sair de sua loucura.

“For my own part, I soon found a dislike to it arising within me. This was just the reverse of what I had anticipated; but I know not how or why it was --its evident fondness for myself rather disgusted and annoyed. By slow degrees, these feelings of disgust and annoyance rose intothe bitterness of hatred. I avoided the creature; a certain sense of shame, and the remembrance of my former deed of cruelty, preventing me from physically abusing it.”

É uma narrativa considerada fantástica pelo uso de símbolos baseados no folclore, com uma linguagem figurada que anuncia o sobrenatural, e sua amplidão permite uma exploração mais extensa dos temas da violência, ódio, e culpa oque pode ser observado no trecho abaixo.
“...I took from my waistcoat-pocket a pen-knife, opened it, grasped the poor beast by the throat, and deliberately cut one of its eyes from the socket! I blush, I burn, I shudder, while I pen the damnable atrocity.”

O místico também pode ser observado no nome do gato (Pluto) , em sua cor (preto) e por assim dizer, no próprio animal. A cor preta nosremete ao mundo das trevas, e o nome Pluto (deus do inferno) denota a anormalidade do narrador. Em muitas tradições o animal é tido como servidor do inferno, simbolizando a fatalidade, e possui qualidades mágicas, pois vê espíritos e tem sete vidas. A semântica intui-nos a perceber os acontecimentos fantásticos e fornece diversas contribuições, produzindo medo, espanto, terror e suspense, criando umuniverso particular e macabro. O narrador utiliza um excesso, que é o ponto comum que causa surpresa, pânico e desespero.
É uma leitura prazerosa, a qual o leitor se envolve com o relato, cria-se um mundo de emoção. O principal efeito que o narrador/personagem quer atingir no leitor é uma sensação de absoluta perversidade.

“One morning, in cool blood, I slipped a noose about its neck and hungit to the limb of a tree;...”

A história gira em torno de um homem de coração bom e que amava os animais. Com o tempo e devido ao excesso de álcool, ele se torna amargo e cruel. Ele tinha um gato preto chamado Pluto que era o seu preferido dentre todos os animais que possuía. Pluto era um gato extraordinariamente grande e belo, todo negro e de espantosa sagacidade. Um dia tomado pelo ódio,causado por uma mordida de Pluto, ele arranca-lhe um dos olhos e poucos dias depois o enforca em uma árvore no jardim. Percebe-se então uma aversão do narrador/personagem ao animal, que após assassiná-lo, é surpreendido por um incêndio e seu pensamento se direciona ao gato que havia enforcado.
“On the night of the day on which this cruel deed was done, I was aroused from sleep by the cry of fire. Thecurtains of my bed were in flames. The whole house was blazing. It was with great difficulty that my wife, a servant, and myself, made our escape from the conflagration. The destruction was complete. My entire worldly wealth was swallowed up, and I resigned myself thenceforward to despair...”

“...When I first beheld this apparition --for I could scarcely regard it as less --my wonder and my...
tracking img