Analisando Resumidamente O Pensamento De Jon Elster Sobre O Livro Pe As E Engrenagens Das Ci Ncias Sociais Cap

948 palavras 4 páginas
Analisando resumidamente o pensamento de Jon Elster sobre o livro Peças e engrenagens das ciências Sociais cap, 1,2, 3 concluímos:

Elster, em sua obra, faz uma análise dos mecanismos que tenta explicar eventos e fatos. Trata-se de uma ‘’caixa de ferramentas de mecanismos’’. Esses instrumentos, cuja finalidade é explicar um evento, não devem ser confundidos com outras proposições, uma vez que existem inúmeras explicações para um mesmo fato, embora nem todas sejam tão racionais. Segundo o autor, explicações causais devem ser distinguidas de proposições causais verdadeiras, pois se deve proporcionar o mecanismo causal e não somente a causa. Deve-se distinguir também da correlação, argumento de causa e consequência e necessitação, busca interminável por respostas as mais corretas possíveis.

ELster explica um evento é fazer um relato de por que este aconteceu e como aconteceu. Neste ponto o autor apresenta a teoria da explicação científica proposta por Carl Hempel, segundo a qual a explicação é a dedução lógica do evento a ser explicado, com leis gerais e colocações de condições iniciais como premissas.
Elster explica as explicações causais devem ser diferenciadas das histórias, uma vez que pode ser perigoso se confundido com a realidade. Por último, não devem ser confundidas com predições, uma vez que não temos certeza de quando determinados mecanismos irão operar. ‘

No capítulo II do livro ”Peças e engrenagens das ciências sociais", de Jon Elster, é feita uma tentativa de explicar a ação humana através de filtros e mecanismos. O autor concorda com a visão do individualismo metodológico, na qual as instituições e as mudanças sociais são explicadas pela interação entre os indivíduos. Então é pensado um esquema em que filtros ora assumem funções coercitivas ora funções de mecanismos de escolha.
O filtro coercitivo é o que delimita o conjunto de oportunidades, e o conjunto de oportunidades é o que pode ser feito pelos indivíduos apesar das coerções legais,

Relacionados