Analisador lexico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS OPERACIONAIS
Alisson Linhares de Carvalho

UFS 2012

I. APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

1. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

2. LINKS IMPORTANTES
 Links para contato: - email: alisson_linhares@hotmail.com  Material de aula:  Grupo: “facebook” - SO.UFS.2012.2  Neutrino O.S.: - http://projetonos.wordpress.com/ - http://code.google.com/p/projetonos/ -https://github.com/AlissonLinhares/NeutrinoOS

3. Ementa
 Histórico. Fundamentos básicos para a construção de
sistemas operacionais: modelo de execução usuário/servidor, interrupções de software, processos e threads. Organização de um sistema operacional. Concorrência: exclusão mútua, sincronização e comunicação entre processos. Semáforos e monitores. Propriedades de Safety e Liveness. Gerência de recursos: deadlock, deteção eprevenção. Gerência de memória: alocação dinâmica de memória, memória virtual, swapping, paginação e segmentação. Sistemas de arquivos: organização, esquemas de nomeação e técnicas de bufferização. Gerência de processos: políticas de escalonamento e troca de contexto. Gerência de entrada/saída: comunicação entre computador e periféricos, funcionamento e controladores de periféricos. Proteção esegurança. Projeto prático de construção de sistemas operacionais.

II. CONCEITOS FUNDAMENTAIS

1. CARACTERÍSTICAS DE UM SO?
 Atua como um intermediário entre o usuário de um computador e o hardware.  Prover um ambiente no qual um usuário possa executar programas de uma forma conveniente e eficiente.  Faz parte do sistema computacional.

 Suas rotinas são executadas concorrentemente emfunção de eventos assíncronos.  Sistemas operacionais realizam basicamente duas funções não relacionadas: estender a máquina e gerenciar recursos.  S.O. visto como uma Máquina estendida: - A abstração oferecida pelo sistema operacional é mais simples e fácil de usar que a oferecida pelo hardware. - O S.O. apresenta ao usuário o equivalente a uma máquina estendida ou máquina virtual mais fácilde programar do que o hardware. - Visão Top-Down.

 S.O. visto como um Gerente de recursos: - Computadores modernos são constituídos de processadores, memórias, temporizadores, discos, dispositivos apontadores tipo mouse, interfaces de rede, impressoras e uma ampla variedade de outros dispositivos. - O trabalho do sistema operacional é fornecer uma alocação ordenada e controlada deprocessadores, memórias e dispositivos de E/S entre vários programas que competem por eles. - Visão Bottom-Up.

“Computador sem software não passa de um pedaço inútil de metal” (Tanenbaum)

2. VISÃO GERAL

III. EVOLUÇÃO: COMPUTADORES VS
SISTEMAS OPERACIONAIS

 Evolução intimamente ligada ao desenvolvimento das arquiteturas de computadores.  Primeira Geração (1945-1955): Válvulas e Painéis.• Máquinas enormes, lentas e não-confiáveis.


Mesmo grupo de pessoas projetava, construía, programava, operava e mantinha cada máquina. Linguagens de desconhecidas. programação eram





Programação em linguagem de máquina. Exigência de conhecimento da arquitetura do hardware e sua linguagem de máquina. Ausência de sistemas operacionais.





 Segunda Geração (1955-1960):Transístores e sistema batch.
• •





Computadores mais confiáveis e caros. Atribuição de tarefas específicas para diferentes pessoas. Sistemas operacionais escritos em linguagem de montagem. SOs incorporaram seu próprio conjunto de rotinas para operações de I/O. FMS (Fortran Monitor System). Programação por meio cartões perfurados. Muito tempo gasto para preparar o sistema. • Sistemas batchcom o auxílio de fitas magnéticas. • Spooling.

• • •

 Processamento Batch:

 Terceira Geração (1960-1980): CIs e Multiprograma ção. • IBM System/360 • Máquinas para uso geral compatíveis, com mesma arquitetura, porém preço e desempenho diferentes. • CIs: melhor relação preço/desempenho. • Desafio: desenvolver um S.O. eficiente para todos os tipos de máquinas e seus possíveis usos....
tracking img