analie viabilidade do projeto aplicativo

2597 palavras 11 páginas
“Análise da viabilidade e gestão do Projeto Aplicativo”
Análise de Viabilidade
Introdução
A Oficina de Trabalho trata da identificação dos problemas estratégicos e definição de estratégias como etapas do processo de planejamento estratégico. Na primeira parte “Como identificar um problema estratégico?” é recomendado um procedimento metodológico que possibilita a identificação das ações conflitantes e a relação dos recursos que são necessários para execução do PA e os recursos que o grupo afinidade (representando uma instituição responsável pela execução do plano) dispõe. Na segunda parte “A construção das estratégias de viabilidade do plano” busca o tratamento dos problemas da viabilidade das ações planejadas. Esta atividade incorpora a estratégia como ferramenta essencial para construção de viabilidade ao planejamento, e o centro de sua metodologia é a fusão da dimensão política com a dimensão técnica.
Os facilitador(es) farão a coordenação da OT buscando garantir a problematização do ambiente de gestão e o uso de técnicas de gestão, pelos especializandos. Este TR se propõe a contribuir com a construção de viabilidade do PA elaborado, através da utilização de ferramentas do planejamento estratégico.
Ao desenhar as ações/atividades do PA supomos algum juízo sobre o resultado futuro do nosso esforço, da mobilização de recursos, mesmo que isso não seja explicitado claramente. Esta direcionalidade depende, contudo, de muitas outras variáveis que são controladas por diversos atores em contextos específicos, que sempre são nebulosos e impossíveis de predizer. Por isso, é preciso aprender com o passado, simular o futuro e diminuir as chances da improvisação.
A análise de viabilidade configura o Momento Estratégico do PES (Planejamento Estratégico Situacional proposto por Carlos Matus).
A análise estratégica deve responder a duas questões:



Que ações do plano são viáveis hoje?
Posso construir viabilidade às ações inviáveis e, se sim, quais

Relacionados

  • 9322 palavras | 38 páginas
  • Alguns Aspectos dos efeitos da Interação Solo-Estrutura em edifícios de Múltiplos andares com Fundação Profunda
    33989 palavras | 136 páginas