Analfabetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analfabetismo, Desigualdade econômica e Regional

A população brasileira está se transformando, passando por um período de transição demográfica. As mudanças são observáveis não somente em termos de ritmo de crescimento e estrutura etária, mas também no campo educacional, com avanços significativos em direção a erradicação do analfabetismo e aumento dos níveis de escolaridade.
Este trabalhotem por objetivo analisar as transformações sofridas pela população brasileira considerando aspectos demográficos e sua relação com a Educação. Deve ser ressaltada a relação de causa e consequência entre Demografia e Educação, como fica claro ao considerar a fecundidade que sofre redução após um aumento da escolaridade e que ao mesmo tempo ao reduzir contribui para uma melhora na escolaridade porter impactos no tamanho da família, no número de crianças em idade escolar e em algumas outras variáveis. Foi feita uma breve análise das mudanças sofridas após a década de 70, sendo o foco principal o período entre 1990 e 2004 quando foi feita uma análise mais detalhada da evolução dos indicadores.
Devido a diversidade do país, a análise foi dividida por regiões geográficas, que apesar datendência a convergência apresentam enormes desigualdades entre si e até mesmo no contexto intra-regional.
O País passou por significativas mudanças em sua estrutura demográfica nas últimas décadas. Ao analisar os dados das PNADS verifica-se um processo de redução do crescimento populacional, em grande parte impulsionado pelo declínio da taxa de fecundidade, que levou a reversão do quadro anterior(1940-1970) de constante aceleração do crescimento em consequência da redução da taxa da de mortalidade.
No período até 1970, a elevação do crescimento resultante de altos níveis de fecundidade associados à queda da taxa de mortalidade não alterou a estrutura etária da população apesar de um aumento de expectativa de vida.
A Fecundidade é a que define a estrutura etária, tendo a mortalidade umpapel secundário (Carvalho, 2004): um declínio da mortalidade, ao contrário do que pode ser intuído, não necessariamente leva a um envelhecimento da população, resulta na maioria das vezes em um pequeno rejuvenescimento por ter sua principal redução associada à queda da mortalidade infantil.
Após o período de crescimento e estabilidade etária mais especificamente na década de 70, apareceram asprimeiras evidências de mudança uma vez que teve início uma contínua queda da fecundidade, em especial nas regiões economicamente mais desenvolvidas.
É possível observar a aceleração do crescimento a partir da década de 40 e uma redução da década de 70 em diante. Conforme citado anteriormente a principal causa foi à queda da fecundidade. No final dos anos 60, iniciou-se no Brasil um processo dedeclínio acelerado da fecundidade. Inicialmente restrito aos segmentos urbanos mais privilegiados das regiões desenvolvidas, este processo logo se espalhou para todos os segmentos sociais, tanto na área urbana quanto na área rural. A generalização do declínio da fecundidade e o avanço dos métodos contraceptivos, conjugados às transformações econômicas e sociais, apontam para a continuidade desteprocesso nos próximos anos. Uma vez atingida a taxa de reposição, o crescimento populacional tende a zero e a população tende a ficar estável. Em muitos países do mundo a taxa de fecundidade já está abaixo da taxa de reposição e a população está diminuindo.
Esta queda da fecundidade está diretamente relacionada ao aumento da educação da população e a entrada da mulher no mercado de trabalho. Umaqueda de fecundidade contínua tem impacto na estrutura etária da população, pois reduz o número de crianças ao mesmo tempo em que aumenta a participação de outras faixas etárias no total da população.
A população brasileira está, portanto, em um período de envelhecimento e apresenta tendência em longo prazo de crescimento zero, etapa em que será finalizado o período de transição demográfica....
tracking img