anaize quimica

415 palavras 2 páginas
Escola Técnica Municipal Farroupilha
Curso Técnico em Química

ANÁLIZE QUIMICA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Relatório (aula pratica nº1)

Professora: Lucimar
Data da análise: 26/02/2014
Análise: Umidade do sal de cozinha

Luis Ricardo Da Silva Souza

Triunfo, RS
Titulo

Umidade do sal de cozinha

Objetivo

Determinar a porcentagem de uma certa quantidade de sal de cozinha

Materiais Utilizados

Dessecador
Balança
Cadinho
Pinça metálica
Vidro relógio
Bico de Bunsen
Tripé
Triangulo de porcelana
Colher plástica
Sal de cozinha

PROCEDIMENTO

Retiramos o cadinho do dessecador com uma pinça metálica e colocamos em um vidro relógio, para que não fosse alterada sua massa com qualquer tipo de substancia principalmente a gordura das mãos. Depois disso ligamos a balança e colocamos o cadinho para obter sua massa que resultou em 43.984g, logo após taramos a balança e adicionamos no cadinho 2.190g de sal de cozinha. A soma das massas: Cadinho + sal, resultou em 46.174g.
Montamos uma aparelhagem para aquecer o sal e retirar sua umidade com bico de Bunsen, tripé e triangulo de porcelana para acelerar o processo ( o correto seria em um banho de areia por 30 minutos).
Aquecemos por 17 minutos trocando de lado e mexendo com a pinça para que ficasse homogêneo saindo completamente a umidade do sal. No começo do aquecimento o bico de Bunsen estava um pouco obstruído resultando o fogo em uma chama alaranjada, criando carvão ao redor do cadinho, ao vermos essa reação paramos o procedimento e desobstruímos o Bico de Bunsen normalizando a chama em seguida aumentamos o fogo para queimar esse carvão e não alterar a massa do cadinho na próxima pesagem.
Após o aquecimento deixamos o cadinho esfriar alguns minutos e colocamos novamente no dessecador e agudamos cerca de 55 minutos.
Depois de frio retiramos do dessecador e pesamos novamente a massa do cadinho + sal que resultou

Relacionados

  • 79 Anexo Iii Locais De Provas Cursos Superiores
    93138 palavras | 373 páginas