Anais do # congresso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA e IX SEMANA DE PSICOLOGIA 18 a 21 Setembro de 2007 1 ISSN: 1678‐352X
ANÁLISE COMPORTAMENTAL DA SUPERSTIÇÃO
Aline Terumi Bomura Maciel – Universidade Estadual de Maringá1
Alex Eduardo Gallo – Universidade Estadual de Maringá2
Em nossa sociedade é muito comum atribuirmos causas místicas ou mágicas a certos eventos que não conseguimosexplicar, rigorosamente, por que e como ocorrem. Muitas vezes, agimos de certa forma somente por acreditarmos que, se o fizermos, algo bom ocorrerá ou poderemos evitar algo ruim. A esse tipo de evento Skinner atribuiu o nome de ‘comportamento supersticioso’.
Em análise do comportamento, temos a definição da tríplice contingência, ou seja, estímulos ambientais (S) que eliciam certas respostas (R) que,por sua vez, produzem conseqüências (C), as quais aumentam a probabilidade de que uma resposta da mesma classe de comportamentos seja emitida. Entretanto, em algumas situações, emitimos uma resposta que é reforçada por um evento sem que estes tenham relação direta entre si. Em outras palavras, independente da resposta que estejamos emitindo, a situação iria ocorrer. Nas palavras de Skinner (1981):“a única propriedade importante na contingência é a temporal. O reforçador simplesmente sucede à resposta. Como isso acontece não importa. Devemos presumir que a apresentação de um reforçador sempre reforça alguma coisa, pois coincide necessariamente com algum comportamento”. Isso pois estamos sempre nos comportando e, por uma coincidência, certas respostas acabam sendo reforçadas sem que tenhauma relação. Afirma Skinner (1981): “Se só uma conexão acidental existe entre a resposta e a apresentação de um reforçador, o comportamento é chamado de ‘supersticioso’”.
Podemos exemplificar a afirmação de Skinner (1981): ao caminhar por uma rua, com fones de ouvido escutando uma música, encontro com um grande amigo que não via há muito tempo, e este evento tem um efeito reforçador considerável.O comportamento naquele exato momento será reforçado, o que aumentaria a probabilidade de o emitirmos novamente. Posso passar a caminhar sempre por aquela mesma rua, ou caminhar ouvindo aquela música, como fazia naquele momento. Apesar de não podermos afirmar que isso é uma superstição, o fato de encontrar aquele amigo não tem relação alguma com a música que estava ouvindo, mas este comportamentotem sua probabilidade aumentada pelo efeito reforçador do encontro.
Podemos afirmar que, neste caso em particular, o fato de estar escutando música não iria interferir no encontro com o amigo, mas este comportamento é reforçado. Segundo Andery e Sério (2003), para podermos distinguir uma relação contingente de uma mera relação temporal e acidental, “devemos avaliar qual a probabilidade damudança ambiental acontecer quando a resposta é emitida e qual a probabilidade da mudança ambiental acontecer quando a resposta não é emitida”. A relação será contingente quando estas probabilidades diferirem entre si. Se ao ouvir música a probabilidade de encontrar com este amigo é a mesma que ao caminhar sem ouvir música, podemos afirmar que é uma situação acidental.
Segundo Guilhardi (2005), muitasvezes os comportamentos supersticiosos são mantidos através de um esquema de reforçamento positivo intermitente. Sabemos que comportamentos que são mantidos por esquemas de reforço intermitente são os mais difíceis de sofrerem extinção. Supondo que o indivíduo é reforçado intermitentemente em intervalos de tempo variáveis, mesmo que não seja reforçado após um longo período de tempo, ele
1Graduanda em Psicologia. Rua Santos Dumont, 2173. E-mail: terumi.maciel@gmail.com
2 Professor Doutor pela Universidade Federal de São Carlos. Avenida Colombo, 5790. E-mail: aedgallo@yahoo.com.br ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA e IX SEMANA DE PSICOLOGIA 18 a 21 Setembro de 2007 2 ISSN: 1678‐352X
continuará emitindo as respostas, pois como anteriormente ele foi reforçado em...
tracking img