Anacpq

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Três acontecimentos marcaram as últimas três décadas, a globalização dos sistemas de produção, transferências financeiras, disseminação, tudo isto a uma escala mundial em consequência dosmeios de comunicação social. Este fenómeno foi estudado por alguns autores e designado por globalização, entre outros. Giddens define este novo conceito como "a intensificação de relações sociaismundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice-versa". Estudos sobre a globalização,mostra-nos que estamos perante um fenómeno multifacetado com dimensões económicas, sociais, políticas, culturais, religiosas e jurídicas que estão relacionadas.
A globalização nas últimas três décadas emvez de se encaixar no moderno ocidental de globalização, parece combinar a universalização e a eliminação das fronteiras nacionais, entre outros fatores que lhe estão associados, como, pobreza,desigualdade, etc.
É importante referir a globalização em diferentes aspetos, primeiro, globalização económica e o Neoliberalismo. Esta é uma economia baseada pelo poder financeiro e pelo investimento àescala global: baixos custos de transportes, revolução nas tecnologias de informação, etc. Estas e outras transformações têm vindo a atravessar todo o sistema Mundial. Saskia Sassen detetou mudanças nageografia e na estrutura institucional da economia global, o mesmo defende que houve um estreitamento da geografia da economia global e que o investimento estrangeiro direto dirigiu-se para Leste, Sule Sudeste Asiático. Sassen defende que estamos perante um novo regime internacional. Em suma, a globalização económica é sustentada pelo consenso económico neoliberal. Quanto à globalização social eas suas desigualdades, é importante falar nas empresas multinacionais que são a principal forma institucional da classe capitalista transnacional e que estão a causar transformações na economia...
tracking img