Anabolizantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta as características, efeitos, fórmulas estruturais e moleculares entre outros relacionados aos esteróides anabolizantes que são drogas derivadas do hormônio masculino testosterona. Eles promovem o crescimento muscular e o aumento de massa corpórea. Embora haja muitos usos médicos, geralmente os anabolizantes são utilizados, por atletas ou pessoas quequerem melhorar a performance e a aparência física, como drogas ilegais, em academias e clubes esportivos. Este uso não medicinal pode gerar uma série de danos à saúde física e psíquica. 
Alguns dos principais esteróides anabolizantes são: Oximetolona, Donazol, Fluoximetil Testosterona, Mesterolona, sendo os mais utilizados no Brasil a Testosterona, o Androxon, o Durateston, o Deca-Durabolin e aNandrolona. Os anabolizantes possuem vários usos clínicos, nos quais sua função principal é a reposição da testosterona nos casos em que, por algum motivo patológico, tenha ocorrido um déficit. 
Além desse uso médico, eles têm a propriedade de aumentar os músculos e por esse motivo são muito procurados por pessoas descuidadas e, na maioria das vezes, desenformadas que querem crescer a qualquer custoO uso dos esteróides anabolizantes é predominantemente associado aos atletas de alta competição. São tomados por atletas de todo o tipo de desportos para melhorar o seu rendimento desportivo, nomeadamente, ao nível da força explosiva.
Sabe-se porém, que o uso destas substâncias é muito mais alargado, sendo igualmente utilizadas pela população em geral, não envolvida em qualquer tipo deprática desportiva. As razões que estão na origem deste consumo encontram-se relacionadas com a vontade de melhorar o rendimento a nível profissional, ou mesmo a nível social.
No entanto, o consumo dos esteróides anabolizantes começa a ser preocupante junto dos ginásios e de alguns jovens que pretendem melhorar a sua imagem corporal através da obtenção de um corpo mais musculado.







2.BREVE HISTÓRICO
Os esteróides são substâncias que já vem sendo usadas por muitos anos. Quando vencer era importante, atletas só se preocupavam em combater seus rivais, nunca pararam para distinguir o “natural” do “artificial”.
Na antiga Grécia, muitos campeões olímpicos devem ter perdido sua glória por ter ingerido testículos de carneiro (principal origem de testosterona). Os africanosusam plantas desde a Antigüidade para afastar a fadiga e o cansaço, os noruegueses Vikings comiam fungos para se manterem acordados e descansados para as suas batalhas e conquistas pelo alto mar.
O primeiro caso moderno documentado de doping aconteceu em 1865, com Deutch, que usava estimulantes a fim de melhorar a sua performance na natação. No séc. XIX, de acordo com os jornalistas, os ciclistaseuropeus estavam se drogando com “produtos milagrosos” originados da cafeína para uma camada de cubos de açúcar, com a finalidade de acabar com a dor e a exaustão dos esportes.
Os esteróides são conhecidos desde 1935, mas menos como substância e mais como um para efeito dos andrógenos. O uso dos esteróides anabólicos em 1941, na Segunda Guerra Mundial, serviu como material de intendência para astropas americanas. Seguiam juntamente com as botas, casacos, armas e comida para a frente de batalha. O uso por atletas em 1972, nos Jogos Olímpicos de Munique, passaram a fazer parte da lista de drogas proibidas pelo Comitê Olímpico Internacional. Não há nenhuma estatística brasileira, mas acredita-se que o uso ou o abuso dos esteróides anabolizantes assumiu uma grande importância social, pois nãosó os atletas abusam dos anabolizantes. Estatísticas americanas podem nos dar uma idéia desse quadro. 50% dos atletas olímpicos americanos declararam espontaneamente que fazem uso de anabolizantes. Entre os atletas do segundo grau e universitários 16% disseram que fazem uso. Mas, o mais alarmante é que 5% dos jovens, de uma forma geral, mesmo que não estejam engajados em nenhum esporte, usam...
tracking img