Anabolizantes e suplementos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANABOLIZANTES E SUPLEMENTOS ALIMENTARES
Em busca do corpo perfeito, jovens utilizam métodos que, por vezes, colocam a saúde em risco

Para ganhar mais força e músculos maiores, cada vez mais pessoas, especialmente jovens, recorrem a métodos artificiais, utilizando desde simples suplementos alimentares até anabolizantes, arriscando a própria saúde.
Os suplementos alimentares são comoalimentos industrializados, utilizados para suprir algumas carências do organismo, como a de proteínas, carboidratos e outros nutrientes. Normalmente, uma refeição balanceada contém todos os nutrientes necessários para o corpo, entretanto, por inúmeros motivos como a falta de tempo, ter uma alimentação saudável, tornou-se um hábito raro para muitos, fazendo com que procurassem tais substâncias comoalternativa. O que mais desperta interesse para o consumo, no entanto, é o fato de que os suplementos possuem uma alta concentração desses nutrientes, de modo que a musculatura se desenvolve mais rapidamente.
De maneira ainda mais eficiente agem os chamados anabolizantes. Na medicina, são indicados em situações muito específicas, para o tratamento de doenças que desgastam a musculatura e osossos. Nas últimas décadas, porém, a sua capacidade de aumentar os músculos tem atraído muitos jovens, em sua maioria homens, entre 18 e 34 anos de idade e com alto poder aquisitivo, sendo que cerca de 70% têm o terceiro grau completo. Eles adquirem o medicamento de maneira ilícita, geralmente em academias de ginástica, na forma de comprimido ou injeção.
Médicos alertam que não existemdosagens seguras e que o uso indiscriminado dos anabolizantes pode provocar doenças cardíacas, mau funcionamento do fígado e dos rins, acne, dores articulares e perda de cabelo. No homem também pode ocorrer a infertilidade, impotência, calvície, desenvolvimento de mamas e aumento da próstata. Na mulher, há o crescimento de pêlos faciais, alterações menstruais, alteração da voz e diminuição dasmamas. E, além dos efeitos físicos, o abuso dessa droga pode causar alterações do humor, provocando agressividade, irritabilidade, confusão mental e até mesmo depressão.
E, embora ambos sejam utilizados para o mesmo fim, vale frisar que os suplementos alimentares são alimentos, enquanto os anabolizantes são medicamentos que, inclusive, são motivo para os testes anti-dopping em grandes eventosesportivos. Mas a ingestão de suplementos em excesso também pode trazer problemas para a saúde. Portanto, é indispensável a orientação de um nutricionista e de um profissional de educação física, que poderão indicar se realmente há a necessidade do uso, bem como a quantidade adequada.
Estudos apontam que mais de 3 milhões de atletas já usaram anabolizantes.
 
Ref. Bibliográfica:http://www.abet.com.br/portal/f_associado.jsp?p=/abet_informa/191/vida.htm
O perigo entre os adolescentes
Sabemos que nas últimas décadas houve uma explosão do número de academias de ginásticas nos grandes centros urbanos do país. É um fenômeno, em princípio, elogiável. Leva a vários segmentos da população a necessidade de se fazer exercícios, da prática cotidiana ou de regular a movimentação física, deaprimorar o corpo, diminuindo a gordura corporal e aumentando a massa muscular.
Como forma de tentar ajudar na obtenção de um corpo mais saudável, musculatura perfeita, capacitação física ideal, também surge a "prescrição" de produtos nutricionais (vitaminas, minerais, aminoácidos). Muitas vezes os profissionais dessas academias começam assim e em pouco tempo passam a recomendar (em muitoscasos a fornecer) anabólicos, "pró-hormônio de crescimento", e mesmo hormônios como testosterona, e hormônio de crescimento recombinado, isto é, obtido por processamento genético. Os médicos têm tomado conhecimento de fatos muito graves como, por exemplo, o uso de anabólicos esteróides para uso veterinário sendo usados para "queimar gorduras" e para "aumentar musculatura".
Ref. Bibliográfica:...
tracking img