Anabolismo e catabolismo (perguntas e respostas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Para que serve a matéria que chega às células?
A matéria que chega às células vai servir para se realizar o metabolismo celular, ou seja, para se poderem realizar uma série de reacções necessárias para a sobrevivência das células em que se produz ATP (energia pronta a ser utilizada) a partir da matéria orgânica.

2. Que processos metabólicos realizam os seres vivos?
Os processosmetabólicos realizados pelos seres vivos sao o anabolismo e catabolismo.

3. Como podemos identificar esses processos metabólicos?
O anabolismo vai sintetizar moléculas complexas a partir de moléculas mais simples, sempre com consumo de energia, como por exemplo dessa reacção é a fotossíntese. É uma reacção endoenergética. O catabolismo é um processo de metabolismo celular em que há degradação demoléculas complexas, transformando-as em moléculas mais simples com libertação de energia, é por isso uma reacção exoenergética. Um exemplo de catabolismo, é a fermentação.

4. Como rentabilizar esses processos metabólicos na produção e processamento de alimentos.
Para rentabilizar esses processos metabólicos que permitem a produção de vários produtos foram criados processos de conservaçãodos alimentos (que têm vindo a ser melhorados ao longo do tempo) que destroem, desactivam, paralisam ou inibem os microorganismo e as suas acções. Sendo possível que os alimentos se mantenham com as suas qualidades nutricionais durante um longo prazo, haverá um menor desperdício dos alimentos por estarem num estado impossível de ser ingerido, logo, haverá também um menor desperdício da fermentação,efectuada pelos microorganismos para produzir esses alimentos. Um processo muito utilizado é a salga de carnes e peixes que faz com que as células dos microorganismos fiquem plasmolisadas e morram na presença de uma solução hipertónica.

5. Fermentação alcoólica e fermentação láctica. O que há de comum e de diferem?
Tanto a fermentação láctica como a alcoólica têm como função produzir NAD+para permitir a continuação da glicólise na ausência de oxigénio na célula, que faz com que não sejam transformados o NADH em NAD+ e FADH2 em FAD+. Ambas têm duas fases:
A glicólise e as reacções de fermentação.
Na glicólise há a divisão de uma molécula de glicose em duas moléculas de piruvato, com o consumo de 2 ATP e a produção de 4 ATP (ou seja há um balanço energético positivo de 2 ATP). Ehá a oxidação da glicose que vai produzir 2 NADH. Este primeiro processo é igual para a fermentação láctica e fermentação alcoólica.
Nas reacções de fermentação, o que há em comum nos dois tipos, é a captação dos electrões e hidrogénios da molécula NADH (sendo renovado o NAD+). Diferem nas reacções de fermentação, para além de produzirem resíduos diferentes (o ácido láctico, no caso dafermentação láctica e o etanol no caso da fermentação alcoólica), na fermentação láctica a reacção com o NADH é feito pelo piruvato e na fermentação alcoólica a reacção é feita pelo acetaldeído (resultado da libertação de duas moléculas de dióxido de carbono da molécula de piruvato). Diferem-se ainda nos seres que utilizam cada um dos processos, a fermentação alcoólica é realizada em seres como por exemploleveduras, e a fermentação láctica é realizada, por exemplo, por células musculares e bactérias lácticas.

6. Discuta a importância histórica e económica dos processos fermentativos.
A fermentação é utilizada pelas pessoas desde tempos muito antigos na produção e conservação de alimentos, apesar de só no séc. XIX se ter descoberto que eram os microorganismos os responsáveis por essastransformações. São estas vias de fermentação realizadas pelos microorganismos, que possibilitam a produção de uma grande quantidade de alimento entre eles, a cerveja, o pão, os iogurtes, o queijo,… Que desde à muitos séculos que são um grupo de produtos alimentares do qual as pessoas são muito adeptas, fazendo parte dos ingredientes básicos de qualquer casa. Nos séculos passados, quando a qualidade...
tracking img