AnaBalsa

788 palavras 4 páginas
|

Índice

Introdução Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de História e Cultura das Artes, sugerido pela professora Celeste Vieira, para completar o módulo 5. Com este trabalho pretendo aprofundar os meus conhecimentos á cerca de Lourenço de Médicis e igualmente os dos meus colegas de turma, mais do que já tínhamos falado nas aulas.

Lourenço de Médicis
Lourenço de Medicis foi um estilista italiano, soberano de facto da república Florentina durante o Renascimento italiano. Conhecido com Lourenço, o Magnífico por seus contemporâneos florentinos, foi um diplomata, político e patrono de académicos, artísticas e poetas e também mecenas. Sua vida coincidiu com alguns dos pontos altos do inicio do Renascimento na Itália, e sua morte o fim da chamada Idade do Ouro de Florença. A paz frágil que ele ajudou a manter entre os diversos Estados italianos entrou em colapso depois de sua morte. Está enterrado na Capela Medicea, em sua cidade natal.
Governou Florença com grande sabedoria e tato políticos, impondo respeito aos demais governantes italianos e europeus e aos seus concidadãos pela prosperidade, fama e bem-estar que trouxe à cidade. Na governação, soube reunir o apoio dos mais pobres e instituir um poder quase absoluto.
Amantes das letras e das artes, desenvolveu uma política cultural notável: atraiu à sua corte poetas, pensadores e artistas; fundou tipografias, criou escola e bibliotecas; coleccionou livros, obras de arte e objectos raros; estimulou os estudos clássicos; renovou arquitectonicamente a cidade e promoveu numerosas festas privadas e públicas para as quais pediu o concurso de artistas, criando na cidade um ambiente de permanente animação.
Nasceu no seio da família Médicis, privilegiada, uma das mais poderosas da Itália nos séculos XIV a XVI. Burgueses por nascimento, os Médicis deviam a sua fortuna à boa gestão dos negócios a que se dedicavam

Relacionados