Ana nery e florence

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 35 (8586 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Desenvolveremos a seguir um estudo profundo e atual que vem nos relatar a trajetória mundial, mas precisamente na Europa e no Brasil da enfermagem. Entendendo o que é a ciência da enfermagem como um cuidar diferenciado e altamente especifico nos dias atuais, podemos perceber que à muitos anos e séculos atrás essa ciência até então pouco desenvolvida já se fazia presente. Sendo assimconheceremos um pouco mais da vida e obra das duas percussoras destes movimentos, Florence Nitghingale na Europa e a pioneira da enfermagem brasileira Anna Nery. Com isso você será capaz de ao término da leitura identificar e conhecer o que realmente vem a ser enfermagem, as suas modificações ao longo dos anos e as suas expectativas em relação à implementação da enfermagem. Como nasceram, ondemoravam como viviam e onde surgiu a enfermagem em suas vidas. Esses são alguns fatos norteadores da nossa pesquisa. A enfermagem como atividade no Brasil e como a sua implantação ocorreu a interferência do sistema de Florence Nitghingale.
Entendendo a enfermagem como ciência e percebendo como podemos intensificar a busca por esse cuidado desde muito tempo já implementado e realizado, através devários acontecimentos a historia nos direcionou ao advento da enfermagem como profissão, vários foram os fatos que impulsionaram a necessidade de se buscar e implementar os cuidados ao longo da história. Observamos que a enfermagem como ciência veio de muito tempo atrás, porem, iniciou-se de forma empírica, por essas duas brilhantes mulheres que mesmo em meio todas as dificuldades o desempenharam comtanta veemência é que hora estamos nós pesquisando e comentando de Florence Nightingale e Anna Nery.




FLORENCE NIGHTINGALE, ENFERMAGEM NA EUROPA

Na Inglaterra, a ascensão da burguesia foi gradativamente impondo a primazia do livre jogo de forças do mercado, como mecanismo para a organização e reprodução da ordem econômica e social. Em consequência, o poder politico deveriarestringir sua ação a garantia do funcionamento do mercado, muitos foram os fatores que surgiram e influenciaram a enfermagem moderna, tudo que podemos perceber através de estudos e leitura é que na teoria e na prática tudo foi se aperfeiçoando, o fenômeno da industrialização e a necessidade de regulação das condições de trabalho e da minoração da pobreza como problema social levou, por sua vez, a umademanda crescente por proteção social, o que contrariava a nova ordem liberal vigente a reforma da lei dos pobres em 1832 e 1834, procurava contornar este inconveniente, distinguindo o conceito da pobreza e do pauperismo: enquanto a pobreza era vista como incentivo necessário a laboriosidade das classes baixas, com pauperismo era considerado um efeito social indesejado por seu potencial depericulosidade á ordem social.
Nesse contexto, surge a figura de Florence Nightingale em 1810 a 1910. Florence Nightingale é mais lembrada por seu trabalho como enfermeira durante a guerra da Criméia e de suas contribuições para a melhoria das condições sanitárias dos hospitais militares de campo. No entanto, o que é pouco conhecido a respeito desta mulher notável, foi sua paixão pela matemática,especialmente estatística, e de como esta paixão desempenhou um papel importante em seu trabalho.
Seu nome foi inspirado na sua cidade natal, a Vila Colombia de Florença, Itália, onde nasceu no dia 12 de maio de 1820. Ela nasceu enquanto seus pais William Edward Nightingale e Frances estavam viajando pela Europa num tour de dois anos após o casamento. A irmã mais velha de Florence tinha nascido em Nápolesum ano antes, os pais batizaram-na com o nome grego da cidade que era Panthenope. William Nightingale nasceu com o sobrenome Shore, ele mudou para Nightingale após herdar de um parente rico chamado Peter Nightingale de Lea, perto de Matlock, Derbyshire.
As meninas cresceram no interior gastando muito do seu tempo em Lea Hurst, Derbyshire. Quando Florence tinha cinco anos seu pai comprou uma...
tracking img