Ana néri

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ana Justina Ferreira Néri (13 de Dezembro de 1814-20 de Maio de 1880), primeira enfermeira voluntária do Brasil, nasceu na Vila da Cachoeira do Paraguaçu, Bahia, e morreu no Rido de Janeiro. Casou-seaos 23 anos com o capitão-de fragata Isidoro Antônio Néri, mas como marido estava sempre ausente, trabalhando em alto mar, Ana acostumou-se a ter sob sua responsabilidade todos os encargos dafamília. Poucos anos depois do casamento Isidoro morre deixando-a viúva aos 29 anos de idade e com os três filhos pequenos para educar. E foi o que ela fez, formando Justiniano e Antônio Pedro, em medicina,enquanto Isidoro Antônio Néri Filho tornou-se militar.
A partir então Ana passou a se dedicar as ações sociais, e ao eclodir a guerra do Paraguaio, em 1864,seus dois herdeiros mais velhos seincorporaram como voluntários as fileiras do exercito, o mesmo acontecendo pouco depois com o mais moço. Diante do partido de seus filhos, Ana Néri escreveu uma carta ao governador da Bahia, Manuel Pinto deSouza Dantas, oferecendo-se para ajudar em qualquer hospital do Rio Grande do Sul.
Dois dias depois Souza Dantas deu ordens seu comodante do conselho de armas para que Ana Néri fosse contratada paratrabalhar na guerra do Paraguaio, o que tornou a primeira enfermeira voluntaria do Brasil e precursora da Cruz Vermelha Brasileira. Foi assim que ela seguiu imediatamente para o estado sulino, ondeaprendeu noções de enfermagem e entregou-se com dedicação a tarefa de cuidar dos feridos de guerra, apesar das grandes dificuldades que enfrentava para desempenhar suas atividades, tais como a falta decondições de trabalho, de higiene e de materiais, além do grande número de soldados necessitados de atendimento médico.
Mas apesar de tudo ela se destacou como enfermeira carinhosa, prestativa ecuidadosa em todos os lugares onde passou como Corrientes, Humaitá, Assunção (então sitiada pelo exercito brasileiro, onde Ana montou uma enfermaria-modelo utilizando recursos financeiros pessoais...
tracking img