Ana Lise Zelig

1243 palavras 5 páginas
Análise do filme Zelig.

Informações Técnicas do Filme: 
Título: Zelig. 
Gênero: Comédia. 
Tempo de Duração: 79 minutos 
Ano de Lançamento (EUA): 1983 
Distribuição: Orion Pictures Corporation/ Warner Bros. 
Direção: Woody Allen 
Roteiro: Woody Allen 
Produção: Robert Greenhut 
Edição: Susan E. Morse Sinopse:
O filme Zelig trata-se de um "documentário" de Woody Allen a respeito de do judeu Leonard Zelig (Woody Allen), personagem dos anos 1920's que tinha a capacidade de alterar sua aparência e personalidade de acordo com o ambiente em que se encontrasse e com as pessoas que estivessem ao seu redor. Dessa forma, ficou conhecido como "homem camaleão", pois se transformara em médico, grego, negro, etc. Análise:
O filme Zelig, em grande parte, é preto e branco (caracterizando os anos de 1920's e 1930's), porém possui partes coloridas (com cenas referentes ao ano de filmagem do filme, deixando evidente a diferença de época das imagens). O filme é complexo e repleto de efeitos especiais que tornam a narrativa mais plausível, apresentada em forma de um falso documentário feito de modo proposital para fazer uma sátira histórica.
Como já mencionado, a produção é ambientada nas décadas de 1920-1930. Woody Allen utilizou imagens reais da época, nas quais inseriu os atores com o auxílio de efeitos especiais. Utilizou também, além da colagem de tomadas novas, filmadas em preto e branco (em cenas de multidão), o Chroma key: uma técnica que consiste em colocar uma imagem sobre a outra, formando uma só cena. Dessa forma, conseguiu fazer Zelig jogar beisebol com Babe Ruth e esteve presente em um dos discursos de Hitler.
Em sua construção estética, o filme é uma narrativa hollywoodiana, porém com um ar renovador do New American Cinema, pois se trata de um filme independente de Woody Allen. Mesmo que no conjunto geral da obra tenha seguido um padrão estilístico, é clara a presença de diferentes escolas cinematográficas. Quando Zelig anda pelas paredes vemos uma

Relacionados