Ana bock - cap i e ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo I – Psicologias (Ana Bock).


1- Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
R: Há uma estreita relação entre cotidiano e conhecimento científico. Essa relação existe pelo motivo que o conhecimento científico tem como objeto de estudo o real e o real faz parte do cotidiano (conhecimentocotidiano). Porém, os dois são baseados em conhecimentos distintos. Exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico: O atravessar da rua com os carros em movimento. O tempo em que o café ficará quente na garrafa.


2- Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
R: É todo aquele conhecimento acumulado durante uma vida. É o conhecimento empírico que é passado degeração a geração. Exemplo: chá de boldo.


3- Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
R: A visão de mundo é produzida pelo senso comum e este, mesmo com sua forma precária que é a forma da visão de mundo, faz parte do conhecimento humano. A visão de mundo é determinada pelo lugar onde o sujeito está inserido na sociedade, pela sua posição histórica-social-ideológica.


4- Cite algunsexemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
R: Há muitos conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum. Podemos citar como exemplo de apropriação: “rapaz complexado”; “menina histérica”; “ficar neurótico”. Mesmo sem sabermos definir cientificamente os termos citados, não deixamos de ser entendidos, pois estas palavras já tem seu significado no 'senso comum'.5- Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
R: Arte, religião, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.
A arte abrange toda a sensibilidade do homem impressa no mundo através das artes plásticas, seja pintura, desenho, literatura, música e etc. A religião abrange o conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios e princípiosmorais. A filosofia preocupa-se com a origem e o significado da existência humana. A ciência compõe-se do conjunto de conhecimento sobre os fatos, os aspectos da realidade (objeto de estudo da ciência) e é expressa por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. O senso comum abrange o conhecimento (não científico) de tudo aquilo que aprendemos e apreendemos ao longo da vida.


6- Quais ascaracterísticas atribuídas ao conhecimento científico?
R: Objeto específico, Linguagem rigorosa, Métodos e técnicas específicas, Processo cumulativo do conhecimento e Objetividade.


7- Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento cientifico?
R: Enquanto o senso comum baseia-se no conhecimento acumulado ao longo da vida, o conhecimento científico é experimentado, provado de forma científica,não apenas vivido.


8- Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?
R: O homem em todas as suas expressões visíveis (de comportamento), invisíveis (nossos sentimentos), singulares (porque somos assim), genéricas (porque somos todos assim). Enfim, é o homem-corpo, homem-pensamento, homem-afeto, homem-ação e tudo o que está inserido no termo subjetividade.


9- Quais os motivosresponsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?
R: Os motivos responsáveis pelos vários objetos da Psicologia podem ser explicados pelo fato deste campo ter-se constituído como área do conhecimento científico só muito recentemente, apesar de existir a Filosofia enquanto preocupação humana.

Outro motivo que pode ser citado é que sendo o 'homem' o objeto da Psicologia, o pesquisadorconfunde-se com o objeto pesquisado. Portanto, a concepção de 'homem' que o pesquisador traz consigo (confunde) contamina a sua pesquisa em Psicologia. Isso ocorre principalmente porque há várias concepções de 'homem' entre os cientistas.


10- Qual a matéria-prima da Psicologia?
R: O homem em todas as suas expressões e tudo o que está sintetizado no termo 'subjetividade'.


11- O que...
tracking img