An lise Perequ Mirim

315 palavras 2 páginas
Análise de mapa: Perequê-Mirim

O bairro Perequê-Mirim, localizado no município de Caraguatatuba, é classificado com um grau de potencial para urbanização de quinze, o que o qualifica como moderado/regular. Sua geologia é composta por Sedimentos Marinhos, considerados de pouco potencial urbano (1). Quanto ao seu solo, o bairro possui o chamado Podzólico Hidromórfico, que também recebe baixa pontuação (1), pois possui uma textura arenosa (é usado no plantio de cana de açúcar, por exemplo), além de ser facilmente erodivel, principalmente, por causa da diferença de textura entre os horizontes, dificultando infiltração de água, o que favorece o processo de erosão. O relevo do local é Planície Marinha (1), área influenciada pela água marinha, formada essencialmente por areias, cascalhos, siltes e argila, rica em matéria orgânica, que sustenta uma vegetação de mangue.
A vegetação do local é composta quase que totalmente por Áreas de Planície, com vegetação rasteira, declividade mínima e pouco potencial agrícola, sendo, portanto, classificada como altamente adequada para urbanização (5). Na análise de recursos naturais, que une restrições de clima, relevo e solo, pode-se levar em consideração que uma área com menor potencial agrícola pode ser destinada para a urbanização. No caso do bairro, a área possui alta limitação em relação ao clima e média limitação em relação a relevo e solo, mas para urbanização é classificada como uma área boa (4). Geomorfologicamente, o solo possui Acumulação Marinha (3), onde desgaste das rochas ao longo do litoral produzido pelo mar sobre a costa por fricção ou ação mecânica das ondas que transportam fragmentos de rochas e outros materiais para a área.
Essa área pode ser usada para urbanização com certas restrições. Não é recomendada para verticalização ou comércios de grande porte, devido a complicações no solo e relevo que irão causar problemas futuros. Quanto a moradias e comércios de pequeno e médio porte, a área não apresenta grandes

Relacionados