AN LISE ORGANIZACIONAL AV2 1

4248 palavras 17 páginas
ANÁLISE ORGANIZACIONAL
Aula 7 – Organizações Temporárias ou Adhocráticas e Estrutura em Rede
OBJETIVOS DA AULA
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
Definir organizações temporárias ou adhocráticas e estruturas em rede e suas características.

ORGANIZAÇÕES TEMPORÁRIAS OU ADHOCRÁTICAS
Segundo Chiavenato (2006, p. 226), nos últimos anos foram desenvolvidas soluções do tipo ad hoc (aqui e agora) para administrar a incerteza e a mudança. De acordo com o professor Agamêmnom Rocha Souza, “adhocracia é uma forma de organização baseada em numerosas unidades temporárias de trabalho, cuja composição, estrutura e dinâmica de funcionamento são extremamente flexíveis e estreitamente vinculadas aos desafios e necessidades de cada momento. Um bom exemplo de empresa adhocrática são as empresas de consultoria, cuja estrutura e funcionamento sejam adaptáveis às necessidades de cada momento. Ao fechar um determinado contrato com um cliente, a empresa monta uma estrutura, com consultores autônomos associados, trabalhadores temporários, equipamentos e instalações alugados ou cedidos pelo cliente. Quando o projeto chega ao fim, a estrutura é desmontada.

CARACTERÍSTICAS DA ADHOCRACIA
1) EQUIPES E GRUPOS COOPERATIVOS: Resolvem problemas e desempenham atividades mutáveis de acordo com a situação
2) TAREFAS EFÊMERAS: as posições e as tarefas não são permanentes nem especializadas, para que todos possam aprender continuamente com novas e diferentes atividades.
3) FORMAS ORGANIZACIONAIS FLEXÍVEIS E LIVRES: a hierarquia é substituída pela forte descentralização, as regras e os regulamentos são reduzidos. A integração é fortemente impulsionada com comunicações informais e intensivas entre os participantes.
4) ÊNFASE NA MISSÃO A CUMPRIR; missões e problemas são o foco da adhocracia. A adhocracia existe para cumprir objetivos e resolver problemas.
5) COMUNIDADES DE INTERESSE: a adhocracia representa a junção de comunidades informais – ou mesmo formais – que se aglutinam em função de

Relacionados