An Lise Dos Indicadores De Desempenho Economicos E Financeiros De Papel Celulose Da Bovespa

4656 palavras 19 páginas
ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO ECONÔMICOS
E FINANCEIROS DE DUAS EMPRESAS DO SEGMENTO DE
PAPEL E CELULOSE DA BOVESPA
Jaqueline Dalpaz*
Graziele Ninbla Scussiato Trentin**

Resumo
A análise das demonstrações contábeis consiste em uma técnica de extração de índices, quocientes e coeficientes de variação dos valores das contas presentes nas demonstrações financeiras. Cada índice possui um significado e permite identificar as relações de causa e efeito, com o apontamento dos motivos que levaram à variação. Também a análise fornece informações quantitativas para os diversos usuários interessados nas informações contábeis. Dessa forma, foi utilizado o estudo de multicasos com análise descritiva dos indicadores relacionados à liquidez, endividamento, atividade, rentabilidade, lucratividade, fator de insolvência de Kanitz e índices-padrão. Estes indicadores foram calculados a partir dos demonstrativos contábeis de duas empresas do segmento de papel e celulose listados na Bovespa, no período de 2009 a 2011.
O objetivo foi analisar comparativamente os índices de desempenho econômicos e financeiros para identificar semelhanças e resultados díspares entre as empresas pesquisadas. Os principais resultados apontam que a empresa Cia. Y S.A. apresentou o maior desempenho em liquidez, apesar de primeiro pagar as obrigações para depois receber dos clientes as vendas efetivadas. As empresas Cia. X S.A. e Cia. Y S.A. possuem o endividamento favorável na comparação com o índice-padrão e estão solventes no mercado, sem apresentação de riscos à falência.
Palavras-chave: Análise. Indicadores econômicos e financeiros. Tomada de decisão.
1 INTRODUÇÃO
As demonstrações contábeis expressam o resultado do período, a posição patrimonial das empresas e as oscilações das contas de ativo, passivo, patrimônio líquido, entre outras. A partir das demonstrações financeiras podem ser extraídos índices que são a base para a análise econômica e financeira.
Ainda, por meio da análise das

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Livro Responsabilidade Social
    164085 palavras | 657 páginas
  • Manual Fipecafi 2010
    528965 palavras | 2116 páginas
  • manual de contabilidade societária
    528945 palavras | 2116 páginas