AN LISE DOS CONCEITOS DE NEGOCIA OA COMODA O DA TEORIA DE M

2748 palavras 11 páginas
DESAFIO PROFISSIONAL
Curso: Enfermagem – 1ª semestre

Disciplinas Norteadoras:
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Psicologia
Ciências Humanas e Sociais

ANÁLISE DOS CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO/ACOMODAÇÃO DA TEORIA DE M. LEININGER

Tutora: Enfª. Keise Helaine da Silva Pinto.
Acadêmicos:
Vinicius Moraes Pinto RA: 2801851009
Mariah Santos Sousa RA: 2856129220
Ramon Ramires da Cunha Pimentel RA: 192895707
Vilma Vieira de Oliveira Franco RA: 2840281367
Andria Micaele Santos de Oliveira RA: **********

INTRODUÇÃO
O objetivo de clarificar o modo de implementação do cuidado negociação/acomodação, preconizado pela teoria da Universalidade e Diversidade do Cuidado de Madeleine Leininger. Tem como recurso a técnica de análise de conceito para fazer análise na literatura. Verificou-se que o conceito de acomodação define a ideias de enquadramento, de algo passivo, enquanto na negociação cada parte leva recursos e necessidades a serem satisfeitas. Nos trabalhos analisados que utilizaram a teoria de Leininger, apenas um demonstra aproximar-se da negociação. Como conclusão, considera-se que acomodação é diferente de negociação, sendo que na prática ocorre com mais ênfase a acomodação do que a negociação.

Madeleine M. Leininger bacharelou-se em 1950 em Ciências e concluiu mestrado em 1953, sendo membro da Academia Americana de Enfermagem. Fundadora do subcampo transcultural da enfermagem é professora dessa matéria, além de antropologia e pesquisa no atendimento humano, com muitas publicações com enfoque no ensino da enfermagem.
Em 1991, reconheceu a importância do cuidado de enfermagem junto aos pacientes, o que a induziu a enfocar em seus estudos e pesquisas sobre esse tema. Em 1950, observou diferenças importantes de comportamento entre as crianças, quando trabalhava como enfermeira clínica especialista

Relacionados