AN LISE DO PONTO DE EQUILIBRIO E ALAVANCAGEMOPERACIONAL COMO FERRAMENTAS DE GEST O EM UM LAVA

2241 palavras 9 páginas
ANÁLISE DO PONTO DE EQUILIBRIO E ALAVANCAGEMOPERACIONAL COMO FERRAMENTAS DE GESTÃO EM UM LAVA-CAR.

Rafael Araújo (Faculdades Integradas de Itararé) fael.adm07@hotmail.com
Waine Vinicius (Faculdades Integradas de Itararé) viniciusgates@hotmail.com

RESUMO

O presente artigo aborda a revisão teórica sobre o ponto de equilíbrio e a alavancagem operacional e financeira, explorando demonstrar a importância dessas analises, apresenta o estudo uma aplicação pratica da teoria apresentada. Os resultados encontrados demonstram a relevância da analise, pois permite ao gestor a segurança para planejar e tomar decisões concernentes à gestão empresarial. Em relação à alavancagem operacional aborda este artigo o questionamento sobre o perfil do gestor, se conservador ou propenso ao risco. Verifica-se que de posse das informações de ponto de equilíbrio e alavancagem operacional o gestor poderá definir metas de vendas, analise da continuidade ou descontinuidade de produtos assim como verificar o impacto no resultado mediante a volatilidade do mercado no que tange a aumento de custos e preços, assim como visa a alavancagem financeira que é capaz de equilibrar o fluxo de caixa das atividades fins de uma empresa, podendo assim se posicionar melhor frente aos concorrentes.
Palavras Chaves: Alavancagem Operacional, Alavancagem Financeira, Ponto de equilíbrio.

INTRODUÇÃO

Em um mercado competitivo as organizações buscam cada vez mais formas de poderem avaliar o seu desempenho diante das oscilações do mercado. Essa avaliação visa além de verificar com o se encontra a empresa diante dos agentes externos da instituição, mas verifica também como se encontra a mesma dentro dos aspectos internos no que tange as decisões administrativas.
Diante do contexto, observamos dois tipos de análise que se relacionam entre si. A primeira delas é a análise do Ponto de Equilíbrio, a Segunda é a alavancagem operacional e financeira. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão Teórica no intuito

Relacionados