An lise do filme O Sorriso de Monalisa a partir do livro

1145 palavras 5 páginas
Análise do filme O Sorriso de Monalisa a partir do livro “O que é Educação”

O Sorriso de Monalisa é um filme que busca retratar uma visão de sociedade na época da década de 50, onde as mulheres eram educadas tão somente para serem responsáveis esposas, excelentes mães e sociedade altamente machista e conservadora.
Ao ser contratada para lecionar Historia da Arte, na escola para mulheres de Wellesley Colegge, a professora Katherine Watson, que possuía o construtivismo dentro de seus ideais e tinha a arte moderna como a sumula da óptica liberal que desacordava com os princípios proposto na escola.
Assim como no livro “O que é Educação”, o filme vem para afrontar a sagrada mente de que a educação e dada apenas e tão somente nas escolas, ou seja, ambos tentam defrontar a idéia de que o processo de educação em si só, não trará ao individuo todo o seu aprendizado do desenvolvimento intelectual.
Podemos notar claramente essa suposição que já esta emprenhada no aluno de que a educação é um processo de aprendizagem decorrente de uma memorização de informações, do que uma construção maior para uma reflexão de interiorizar o conhecimento e através dele valorizar a si, na parte onde a professora Katherine, ao buscar apresentar o conteúdo de sua disciplina através de uma exposição de slides, as alunas já o tinham previamente decorado.
No livro temos essa visão de um saber adequado, que a sociedade julga ser o certo, logo no começo onde os governantes mandam cartas aos índios para que esses possam se adequar ao conceito de educação previsto na época.
Quando a professora diz em sua segunda aula, que não há livros lhe dizendo onde achar, as imagens ali por ela apresentadas, que surpreende as alunas por não constarem no material de ensino, usando esse método como um momento de reflexão do que elas entendiam por saber, onde o processo de ensino, não está condicionado à redução de um só elemento já determinado e previsto.
Todavia não se podem condenar as alunas por esse pensamento

Relacionados

  • Cp011249
    58395 palavras | 234 páginas