AN LISE DE FREQ NCIA DE S RIES HIDROL GICAS

2882 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
ENGENHARIA CIVIL
HIDROLOGIA APLICADA – E

ALUNO

ANÁLISE DE FREQUÊNCIA

FEIRA DE SANTANA
2013
1. ANÁLISE DE DADOS HIDROLÓGICOS

Em estudos hidrológicos, em geral são necessários dados de diversas origens e tipos, os quais podem ser agrupados em parâmetros climáticos, parâmetros de escoamento e parâmetros do meio receptor. Em termos de recursos hídricos, dados de precipitação e vazão são fundamentais, pois representam a principal entrada e a principal saída do sistema bacia hidrográfica, respectivamente.

Os dados de precipitação e vazão, como outros parâmetros hidrológicos, possuem dimensões temporal e espacial. No primeiro caso, consideram-se as variações dos fenômenos climáticos no tempo e essas variações podem ser analisadas estatisticamente com a finalidade de verificar e representar matematicamente as tendências observadas. Quanto à dimensão espacial, deve-se levar em conta a área de influência de determinado fenômeno e a representatividade geográfica do dado coletado. Por exemplo, o registro de precipitação observado numa determinada estação meteorológica é representativo para uma região circunvizinha à estação, mas à medida que ocorrer afastamento do ponto de coleta haverá perda de qualidade da informação. A seguir, procurar-se-á descrever e discutir sucintamente alguns procedimentos para análise de dados de precipitação e vazão.

2. Análise de freqüência de séries hidrológicas As precipitações e as vazões ou níveis resultantes em cursos d´água são eventos aleatórios, ou seja, não podem ser determinados antecipadamente. Mesmo para poucos dias de antecedência, a previsão está sujeita a erros significativos (principalmente em relação à quantidade de precipitação). Assim, em geral, a previsão para períodos mensais ou anuais é realizada com base na estatística de eventos passados. Os estudos estatísticos permitem verificar a freqüência com que ocorreu um evento de certa magnitude, podendo-se

Relacionados

  • Manual do eletricista
    33941 palavras | 136 páginas