An Lise Da M Sica Sampa

916 palavras 4 páginas
Adoro esta música. Para mim, que sou carioca e moro em São Paulo, é uma excelente tradução das primeiras impressões que a capital causa ao imigrante, não só ao nordestino.
Como toda letra, esta deve ser analisada levando-se em conta o contexto da época e do próprio momento da vida o autor.
Além disso deve-se levar em conta que os versos de Caetano na época da tropicália muitas vezes falavam de mais de um tema ao mesmo tempo.
“Alguma coisa acontece
No meu coração
Que só quando cruzo a Ipiranga
E a Avenida São João…”
O cruzamento da Av. São João com a Ipiranga era na época o centro cultural e São Paulo. Mais ou menos o que é hoje a Av. Paulista. O impacto de andar por essa região era o mesmo causado hoje pela Paulista nos nos visitantes de fora; a estupefação e a dificuldade de interpretar tantas informações contraditórias.
“É que quando eu cheguei por aqui
Eu nada entendi”
O mesmo sentimento de dificuldade de interpretação da cidade.
“Da dura poesia
Concreta de tuas esquinas”
Aqui o poeta se refere ao movimento artístico do concretismo, que teve seu foco brasileiro na São Paulo da década de 1950, com poetas como Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Ferreira Gullar. É um elogio à arte paulistana da época que influenciou fortemente a tropicalia.
Caetano também brinca aqui com as palavras pois “concreta” remete também ao concreto/cimento presente em toda parte nos prédios e monumentos de São Paulo.
“Da deselegância discreta
De tuas meninas…”
Elegância é a qualidade do que possui harmonia e leveza de forma. Aqui Caetano afirma que as paulistanas tinha uma discreta ausência desses atributos.
Por um lado indica estranheza do baiano com o comportamento e aparência das paulistanas do início da década de 1960, muito diferente das mulheres nordestinas. Por outro, a bossa nova, da qual caetano era fã, havia iniciado um movimento de rejeição à harmonia musical perfeita com o uso de acordes diossonantes. Isso pode indicar que apesar da estranheza, as paulistanas eram

Relacionados