AN LISE DA OBRA

1052 palavras 5 páginas
ANÁLISE DA OBRA
O romance a cidade e as serras foi desenvolvido a partir da idéia central contida no conto civilização.
É um romance denso, belo, e ao longo da obra o autor ironiza ferrenhamente os males da civilização, fazendo elogios aos valores da natureza.

PERSONAGENS
Jacinto Torres : é chamado pelo narrador de Príncipe da Grã-Ventura, nasceu e foi criado em Paris, é filho de uma família de Fidalgos Portugueses. Odeia a vida no campo, mas acaba mudando de idéia quando vais a Portugal promover o translado dos ossos dos avós .
José Fernandes : é um homem rústico nascido na serra, não se deixa contaminar pelas idéias do amigo, mas aproveita-se do luxo e do conforto cultivados por ele.
Joaninha : moça simples e boa, nascida na serra. É prima de José Fernandes. E Jacinto se casa com ela.
Tia Vicência : tia de José Fernandes, é uma senhora simples, boa e religiosa. Sua excelência na cozinha não agrada só o sobrinho mas também Jacinto.
Grilo : criado de Jacinto, desde que era menino, aceitava todas as decisões do patrão sem reclamar. Simples e ignorante, mas sempre consegue definir os estados de alma de Jacinto.
Outros personagens de Paris : Madame de Oriol, Madame de Trèves, Grão-Duque Casimiro, Efraim, etc.
Outros personagens da serra : D. Teotônio Silvério, Melchior, Ana Vaqueira, Ricardo Veloso, Dr. Alípio , Melo Rebelo, Gertrudes, tio Adrião, etc.

TEMPO
O tempo é CRONOLÓGICO , estabelecido num período de 1866, momento em que Jacinto e José Fernandes se conhecem em Paris.
E 1899, aproximadamente quando José Fernandes retorna a Tormes depois de um passeio a Paris.
ESPAÇO
A narrativa apresenta dois espaços principais, que são Paris e Portugal ( Tormes)
O primeiro espaço é nitidamente urbano, e representa a visão de Jacinto de que a suprema felicidade só pode nascer no máximo de cultura e de progresso.
O segundo espaço inicialmente considerado de forma negativa, revela para o protagonista o lugar ideal, onde há simplicidade no modo de vida e aliada

Relacionados