An Lise Cr Tica Synara

276 palavras 2 páginas
Análise Crítica do texto "Novos movimentos sociais econômicos: economia solidária e comércio justo", de Everton Lazzaretti Picolotto.

O artigo visa mostrar a busca por mudança no âmbito comercial. Essa mudança também é conhecida como: “novos movimentos sociais econômicos”. Sendo que o objetivo do artigo é mostrar o papel e o impacto desses novos movimentos na economia de mercado mundial. Detalha a crise do “modelo clássico” de comércio, que para os teóricos da economia solidaria e comercio justo, só foi criada por causa do das diferenças dos movimentos no âmbito cultural. A economia solidária é um conjunto de práticas econômicas e sociais que visa à cooperação ao invés da exploração. Pode ser considerada um novo caminho de desenvolvimento sustentável, que agrega geração de trabalho e distribuição de renda. Um dos principais destaques desse novo conjunto de práticas é a forte busca por inclusão social. A economia solidária tem como principal embasamento em sua funcionalidade a forma de autogestão, ou seja, utiliza para isso as atividades econômicas de distribuição, consumo, produção, crédito e poupança.
Penso que, se o sistema de economia solidária fosse fundido com o sistema capitalista a economia seria beneficiada. Haveria de ter uma cooperação entre ambas, para que houvesse mais sucesso no âmbito comercial. Essa parceria poderia ser benéfica para quem produz e para quem utiliza. A economia solidária tem características que a meu ver é natural para o sucesso, independente do campo. Afinal, nos dias de hoje um sistema que se incorporasse no atual, com as características da economia solidaria, poderia muito bem criar uma maior oferta de emprego, que consequentemente geraria uma maior distribuição de renda.

Aluna: Synara Muller
7º Semestre de Jornalismo

Relacionados