An Lise Cr Tica Do Filme Narradores De Jav Na Perspectiva Da Psicologia Social Comunit Ria

682 palavras 3 páginas
Análise Crítica do filme Narradores de Javé na perspectiva da Psicologia Social Comunitária
Esta análise crítica buscará discutir a atuação e a contribuição da psicologia no contexto da comunidade de Javé. O contexto apresentado no filme: Narradores de Javé nos permite perceber vários conceitos sobre relações, como por exemplo, grupos, religião, questões sociais, poder, pertencimento a determinada comunidade, no caso a de Javé.
O filme se passa no sertão nordestino, mostrando a situação precária daquele povo que ali se encontra. A construção de uma represa muda a vida de todos os moradores quando descobrem que a cidade vai deixar de existir por estar no caminho das águas. Esse acontecimento faz com que os moradores se unam para construir um dossiê que legitimaria a historia da cidade como patrimônio e assim talvez, poderia impedir a construção da represa, esse acontecimento também faz com que apareçam os conflitos entre identidade de cada um como indivíduo e a identidade do grupo como uma comunidade.
O primeiro conflito se acontece ao perceberem que nenhum deles é capacitado para escrever o dossiê por não serem alfabetizados. Somente um ex-morador, Antonio Biá, que costumava ser o carteiro da cidade que tinha a capacitação necessária. Ele foi expulso da comunidade por não se encaixar nos padrões de comunidade descrito por Bauman, que diz: “Numa comunidade, todos nos entendemos bem, podemos confiar no que ouvimos, estamos seguros a maior parte do tempo e raramente ficamos desconcentrados ou somos surpreendidos.”
Antonio bia, para manter o seu emprego como carteiro em uma cidade onde a maioria era alfabetizada, começou a escrever cartas para seus colegas de outras cidades sobre a vida dos moradores de Javé, sempre "floriando" um pouco, como ele mesmo dizia, quando a cidade descobriu se surpreendeu com esse fato, não tinham mais confiança em Bía e o expulsaram da cidade. Mas por ser o único capacitado é obrigado a retornar a cidade para salvar Javé.
Nessa

Relacionados