An Evolutionary Architecture, John Frazer, resumo

3256 palavras 14 páginas
“An Evolutionary Architecture”, John Frazer

Introdução

John Hamilton Frazer tem-se revelado um dos maiores pioneiros do design evolutivo nos dias de hoje, consistindo este na aplicação das técnicas de inteligência artificial, em especial dos algoritmos genéticos, automatos celulares e redes neurais, com o fim de criação de uma estrutura espacial virtual. “An Evolutionary Architecture” é então o resultado de trinta anos de experiencias e pesquisas sobre variados processos generativos, onde pretende criar um paralelo entre as expressões de formas arquitectónicas e a evolução natural. Nesse novo paradigma, ao invés de projetar edifícios diretamente, o arquiteto projetaria elementos sementes capazes de se adaptarem às mais variadas situações conforme a variação da envolvente. Numa conferência que deu revelou que para si a arquitetura “é como uma forma de vida artificial e que o computador deveria ser visto como um "acelerador evolutivo", mas o usuário pode e deve intervir, com o objetivo de estabelecer suas preferências”.
Com este ensaio pretendo abordar especificamente a sua obra “An Evolutionary Architecture” e mostrar que implicações ela teve nos dias que correm. Pretendo começar com uma breve apresentação do autor e o seu contributo para a sociedade,, bem como uma referencia às suas outras obras publicadas. Centro-me posteriormente no seu livro “An Evolutionary Architecture”, partindo de uma abordagem generalizada , para uma analise de cada uma das partes em que este está dividido, explicitando e comentando-as. Por fim pretendo expor o meu ponto de vista sobre esta teoria de John Frazer e de como esta demosntra influência na sociedade actual.

John Hamilton Frazer, arquitecto e escritor inglês, tem sido considerado um pioneiro no desenvolvimento de programas interactivos de sistema de design e design evolutivo computadorizado há mais de trinta anos. A sua pesquisa nesse campo foi desenvolvida na Architectual Association em Londres, na área de

Relacionados

  • PROCESSO DE PROJETO NA ERA DIGITAL
    38809 palavras | 156 páginas