Análises de demonstrações contábeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é avaliar, através de técnicas de análises financeiras as demonstrações contábeis contidas no BP, (Balanço Patrimonial) e na DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). Através da transcrição dos dados do balanço patrimonial e da demonstração do resultado da empresa Lojas Americanas S/A para o modelo padrão, realizar a reclassificação das contas,análises verticais e horizontais e análises dos índices financeiros, identificar o perfil da empresa e sua `saúde` financeira e econômica. Desde a captação até a destinação dos recursos, provenientes geralmente de suas vendas e conseguir um melhor entendimento dessas demonstrações passo a passo, suas principais características, quais são seus métodos , sua confiabilidade, extensão e profundidade.Além é claro do conhecimento dos principais índices pelos quais podemos avaliar o bom andamento da gestão financeira e como é possível calcula-los.

As demonstrações financeiras apresentam-se carregadas de termos técnicos e suas notas explicativas são feitas exclusivamente para técnicos, a tal ponto que permitem frequentemente, manipulações e acobertamentos assim, a análise debalanços deve assumir também o papel de tradução dos elementos contidos nas demonstrações financeiras.(MATARAZZO, 2010, p.05)

A proposta deste estudo é associar o ciclo de vida de uma organização às suas demonstrações contábeis. Portanto, serão envidados esforços, a partir daqui, no sentido de discutir um grupo de itens selecionados que podem levar ao fim desejado.
Para melhorevidenciar como as análises aqui relacionadas devem ser realizadas, foram utilizadas as Demonstrações Contábeis das Lojas Americanas S/A.", encerradas em 31/12/2007,31/12/2008 e 31/12/2009, respectivamente.

ANÁLISE FINANCEIRA DE BALANÇOS

Segundo PADOVEZE (1996, p.115), "A análise de balanço constitui-se num processo de meditação sobre os demonstrativos contábeis, objetivando umaavaliação da situação da empresa, em seus aspectos operacionais, econômicos, patrimoniais e financeiros".
MATARAZZO (2010, p.3), por sua vez, afirma: "A Análise de Balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões".
Partindo-se da definição de Matarazzo, é oportuno ressaltar que as demonstrações contábeis contêm uma série de dados que, quandoanalisados, tornam-se informações. Por esta razão é que a análise de balanços objetiva extrair informações e não dados.
É importante destacar que, como as informações da análise de balanços servem tanto a usuários internos quanto a externos, e muito destes usuários são leigos, vários cuidados devem ser tomados quando da sua execução e apresentação. Porém, entende-se que dois pontos merecem serreferenciados:
1) o grau de excelência da Análise de Balanços é dado exatamente pela qualidade e extensão das informações que conseguir gerar;

2) os relatórios devem estar dotados de uma linguagem descomplicada (simples), como se fossem dirigidos a leigos e, sempre que possível, estarem acompanhados de gráficos.

A idéia é utilizar-se do raciocínio científico, ou seja, se ofim pretendido pela análise é fornecer informações para tomada de decisão, então é preciso conhecer como se dá o processo de tomada de decisão.
Na maioria das ciências, ainda que cada uma tenha as suas especificidades, a seqüência do processo decisório tem as seguintes etapas para a realização da análise financeira.
1ª) Apuram-se os índices junto às demonstrações contábeis;
2ª)Comparam-se os índices com os padrões;
3ª) Ponderam-se as diferentes informações e chega-se a um diagnóstico ou conclusões; e
4ª) Tomam-se decisões.
Enfim, quando se procede a análise de balanços, os relatórios provenientes desta análise podem estar compostos de informações dos tipos:
• situação financeira e causas das alterações;
• situação econômica e causas...
tracking img