Análise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MEC-SETEC
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CAMPUS – CASTANHAL

RELATÓRIO
DE
ANÁLISE SENSORIAL
TESTE COMPARAÇÃO MULTIPLA

Castanhal-PA
Abril 2011
INSTITUTOFEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CAMPUS – CASTANHAL

Professora: Regina Joele
Turma: Agroindústria 2010
Módulo: Analise Sensorial

Alunos: Aristóteles Faria Magno
Denilede Moraes
Louise Borges

Castanhal-PA
Abril 2011
RESUMO
O teste de comparação multipla tem como objetivo saber se existe diferênça significativa (p ≤ 0,05) entre varios tratamentos(amostra) o teste foi realizado no predio da agroindústria do IFPA no dia 19/05/11 com provadores não treinados sendo alunos da turma 2010 onde foi oferecido as amostras para serem julgadas quanto asignificância entre elas.

1-INTRODUÇÃO
A comparação multipla; o provador recebe uma amostra padrão, especificada com a letra P, e uma ou mais amostras codificadas. O julgador é solicitado aprovar as amostras, comparando-as com padrão e avaliar o grau de diferênça entre a amostras, codificadas eo padrão usando uma escala feita para esse propósito.
Recomenda-se que se faça de 20 a50 julgamentos caso não se tenha um grande numero de julgadores, pode-se pedir para que os provadores realisem o teste com repetições (ex: 12 provadores realizam o teste em 3 repetições eonumero total de julgamentos será igual a 36)
São avaliados através de analise de variância e teste de média Dunnett, comparando-se apenas o padrão com todas as outrs amostras.

RESULTADOS EDISCUSSÕES
As amostras codificadas com suco de maracuja (diluida e concentrada ) apresentam diferênça siguinificativa a nivel de 5% e 1% o que siguinifica que as duas amostras são viaveis acomercialização
Comcluimos que as amostras codificadas tiveram uma significância bem aceita por tanto os sucos de maracuja serão comercializados por estar apitos ao cnsuo analizados sensorialmente.
tracking img