Análise a carta de Pero Vaz de caminha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1167 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto


Carta a El Rey de Portugal D. Manoel – Parte II
ATIVIDADE EM GRUPO: Com base na sistematização feita da Carta El Rey de Portugal D. Manoel, escrita pelo escrivão da esquadra de Cabral, Pero Vaz de Caminha, responda as questões listadas abaixo, utilizando-se de referências/citações retiradas do documento consultado. Uma das questões deve ser entregue respondia ainda no dia da aula.
Ahistoriografia associa as grandes Navegações Portuguesas e o descobrimento do Brasil ao processo de expansão da economia europeia iniciado no século XV, que, em seu conjunto, ficou conhecido como “mercantilismo”. Com base na definição desse sistema (Boris Fausto), como podemos enquadrar a Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel nos objetivos mercantilistas portugueses do início do século XVI?
ACarta de Pero Vaz de Caminha constitui um dos poucos documentos que os historiadores têm à disposição para estudar o “achamento” do Brasil, pelos portugueses, em 1500. Desta maneira, que indícios a mesma pode nos oferecer para esclarecer a controvérsia sobre a intencionalidade ou não da chegada da frota de Cabral às costas brasileiras?
A Expansão marítima europeia, entre os séculos XV-XVII, nãoestava apenas relacionada aos interesses econômicos das monarquias e dos grandes comerciantes do continente. Acompanhavam esse movimento e também o motivavam, inspirações mítico-religiosas, especialmente aquelas associadas ao espírito cruzadistas. Analisando a Carta de Caminha, podemos confirmar essa interpretação? Justifique a sua resposta com trechos da mesma.
Analisando a Carta de Caminha, comopodemos descrever a visão inicial que o missivista nos dá dos aborígenes encontrados nas costas brasileiras e os contatos dos portugueses com os mesmos? Tal descrição foi associada, por alguns pesquisadores, a uma posição menos discriminatória dos portugueses com as etnias não européias? O grupo concorda com essa avaliação? Justifique a resposta com trechos do documento analisado.
PONTIFÍCIAUNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
DEPARTAMENTO DE HITÓRIA DISCIPLINA: HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
Professor: Dr. Luis Carlos dos Passos Martins (Departamento de História)
Respostas:
1) Segundo a definição de mercantilismo por B. Fausto, para o ganho de um estado é inevitável que o outro perca, sendo principalmente caracterizado pela obsessão por metais preciosos,que era uma política coerente em termos de crescimento econômico para o período. Essa concepção mercantilista está claramente exposta na carta escrita por Pero Vaz de Caminha ao Rei dom Manoel. Identificamos a prática dessa teoria - recente - nas próprias futuras ações colonialistas, que na época eram apenas normas da política econômica e só mais tarde acabaram sendo formuladas em uma teoria, etambém identificamos nos trechos em que Caminha cita os primeiros contatos com os nativos, suas menções ao suposto ouro existente e o próprio desejo dos portugueses em assim entender a sinalização dos nativos. Como podemos ver nesse trecho: "... e acena para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se dariam ouro por aquilo. Isto tomávamos nós nesse sentido por assim odesejarmos! Mas se ele queria dizer que levaria as contas e mais o colar, isto não queríamos nós entender.
2) É conhecido que no campo da historiografia não existe verdade absoluta, e este fato é talvez o mais incerto, visto a escassez de documentos, testemunhas e relatos. Muitas das teorias vieram de especulações e de suposições feitas por historiadores, a partir de pequenos fatos descritos no texto,como o grande número de embarcações que deixou a costa portuguesa, incomum para a viagem até as Índias Orientais, indícios do navegador Bartolomeu, que afirma ter visto pássaros e algas marinhas em uma latitude/longitude congruente ao continente americano, especialmente perto do Brasil, sendo sabido que as espécies avistadas são de costumes terrestres, ou seja, vôos curtos, não muito longe da...
tracking img