Carta a El Rey de Portugal D. Manoel – Parte II
ATIVIDADE EM GRUPO: Com base na sistematização feita da Carta El Rey de Portugal D. Manoel, escrita pelo escrivão da esquadra de Cabral, Pero Vazde Caminha, responda as questões listadas abaixo, utilizando-se de referências/citações retiradas do documento consultado. Uma das questões deve ser entregue respondia ainda no dia da aula.
Ahistoriografia associa as grandes Navegações Portuguesas e o descobrimento do Brasil ao processo de expansão da economia europeia iniciado no século XV, que, em seu conjunto, ficou conhecido como“mercantilismo”. Com base na definição desse sistema (Boris Fausto), como podemos enquadrar a Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel nos objetivos mercantilistas portugueses do início do século XVI?
ACarta de Pero Vaz de Caminha constitui um dos poucos documentos que os historiadores têm à disposição para estudar o “achamento” do Brasil, pelos portugueses, em 1500. Desta maneira, que indícios amesma pode nos oferecer para esclarecer a controvérsia sobre a intencionalidade ou não da chegada da frota de Cabral às costas brasileiras?
A Expansão marítima europeia, entre os séculos XV-XVII, nãoestava apenas relacionada aos interesses econômicos das monarquias e dos grandes comerciantes do continente. Acompanhavam esse movimento e também o motivavam, inspirações mítico-religiosas, especialmenteaquelas associadas ao espírito cruzadistas. Analisando a Carta de Caminha, podemos confirmar essa interpretação? Justifique a sua resposta com trechos da mesma.
Analisando a Carta de Caminha, comopodemos descrever a visão inicial que o missivista nos dá dos aborígenes encontrados nas costas brasileiras e os contatos dos portugueses com os mesmos? Tal descrição foi associada, por algunspesquisadores, a uma posição menos discriminatória dos portugueses com as etnias não européias? O grupo concorda com essa avaliação? Justifique a resposta com trechos do documento analisado.
PONTIFÍCIA... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). Análise a carta de Pero Vaz de caminha. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-a-Carta-De-Pero-Vaz/44708017.html

MLA

"Análise a carta de Pero Vaz de caminha" TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-a-Carta-De-Pero-Vaz/44708017.html>.

MLA 7

"Análise a carta de Pero Vaz de caminha." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-a-Carta-De-Pero-Vaz/44708017.html>.

CHICAGO

"Análise a carta de Pero Vaz de caminha." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-a-Carta-De-Pero-Vaz/44708017.html.