TEXTUALIDADE – COESÃO SEQUENCIAL – ARTICULAÇÕES SINTÁTICAS E RELAÇÕES SEMANTICAS
1) Analisar os processos que constituem um texto;
2) Identificar as relações sintático-semânticas em segmentos dotexto na tarefa de identificação da mensagem (disjunção, explicação, relação causal, conclusão, comparação etc.).
INTRODUÇÃO
Na aula passada falamos de texto, dos mecanismos que garantem um amontoadode frases ser efetivamente um texto etc. Agora temos mais conhecimento para tratar da textualidade (o mesmo que tessitura do texto), termo que utilizamos na aula anterior para identificar as conexõese a coerência.
Nessa aula, para aprofundar o assunto, trabalharemos mais aspectos relacionados à coesão como fonte de auxílio à coerência textual.
Também vimos a noção de hipertexto, lembra-se?Agora será importante lermos/interpretarmos o conteúdo de determinado texto que envolva outros mecanismos, além da linguagem verbal, para a comunicação da mensagem.
Para começar, vamos relembrar umpouco do que já foi estudado sobre coesão e coerência
A coesão é um dos requisitos imprescindíveis à construção de todo e qualquer texto. Há, portanto, alguns elementos que funcionam como principaisagentes nesse processo, para fazer com que a mensagem aconteça de forma clara e precisa.
O texto a seguir carece de tais elementos. Por isso, sua tarefa agora é completar os espaços para compor osentido do texto, arrastando esses elementos para os seus devidos lugares.
Muito suor, pouca descoberta
O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. _________ não pense em Indiana Jones, bandidos etesouros. É verdade que os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, elesidentificam a importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. , é preciso persistência para encarar a profissão, os resultados demoram, e muita... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). Análise textual (on-line - doc.). TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Textual-On-Line-Doc/976755.html

MLA

"Análise textual (on-line - doc.)" TrabalhosFeitos.com. 06 2013. 2013. 06 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Textual-On-Line-Doc/976755.html>.

MLA 7

"Análise textual (on-line - doc.)." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2013. Web. 06 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Textual-On-Line-Doc/976755.html>.

CHICAGO

"Análise textual (on-line - doc.)." TrabalhosFeitos.com. 06, 2013. Acessado 06, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Textual-On-Line-Doc/976755.html.