análise do poema "viajar! perder países!"
O poema "Viajar! Perder países!" é um poema ortónimo de Pessoa, e ainda um poema tardio, escrito já em 1933. Típico dos temas abordados neste período por Pessoa na sua poesia ortónima, é um poema claramente de desilusão, de perda de esperança.

Mas vejamos mais em pormenor uma interpretação do mesmo:

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Lembramo-nos de algumas passagem de Fernando Pessoa, quando ele fala do acto de viajar: "Cada vez que viajo, viajo imenso. O cansaço que trago comigo de uma viagem de comboio até Cascais é como se fosse o deter, nesse pouco tempo, percorrido as paisagens de campo e cidade de quatro ou cinco países" (Livro do Desassosego, Europa-América, pág. 192); "A ideia de viajar nauseia-me (...) Paisagens são repetições (...) Tenho da vida uma náusea vaga, e o movimento acentua-ma" (Livro do Desassssego, pág. 222). E ainda em Campos: "Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir. Sentir tudo de todas as maneiras" (Poesias de Álvaro de Campos, Europa-América, pág. 132). 

Há mais exemplos, mas todos eles ilustram essa incapacidade de sentir as coisas apenas por aquilo que elas são. É assim compreensível que Pessoa veja no acto de viajar constantemente igualmente o acto denegar a paz de existir sem o movimento. "Ser outro constantemente" é assumir que a viagem anula a individualidade, porque o ser tem de interpretar as paisagens e assim anular-se a si mesmo.  

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Mas por outro lado a viagem - se é que anula a individualidade do ser - também apresenta um desafio inovador: viajar é uma espécie de ferramenta que permite o não-ser. Ao viajar o homem anula a sua própria individualidade e isso pode, pelo menos para Pessoa, apresentar um lado positivo. Estar anulado é deixar de sentir a dôr de viver: viajar é deixar de ser [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Análise so poema "viajar ! perder países!" de fernando pessoa. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-So-Poema-Viajar-Perder/614925.html

MLA

"Análise so poema "viajar ! perder países!" de fernando pessoa" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-So-Poema-Viajar-Perder/614925.html>.

MLA 7

"Análise so poema "viajar ! perder países!" de fernando pessoa." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-So-Poema-Viajar-Perder/614925.html>.

CHICAGO

"Análise so poema "viajar ! perder países!" de fernando pessoa." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-So-Poema-Viajar-Perder/614925.html.