Análise Elementar por Via Seca
análise espectral
teste da chama

Análise espectral
Os átomos de um dado elemento químico, quando excitados, a partir do seu estado fundamental, o estado deenergia mínima, emitem radiações características quando sofrem a desexcitação, originando um espectro de emissão de riscas, que é característico desse elemento químico.
Esse espectro, característico decada elemento químico, é sempre o mesmo, quer o elemento esteja isolado quer esteja combinado com outros elementos em diferentes compostos químicos.
O espectro de emissão de riscas de cada elementopode ser comparado com o espectro que se obtém quando a luz branca atravessa uma amostra vaporizada desse elemento, em que se obtém um espectro de absorção de riscas. Este é o "negativo" do primeiro.As propriedades dos espectros dos elementos químicos fundamentam um conjunto de técnicas que possibilitam a identificação dos elementos químicos constituintes de um dado composto, por meio daanálise dos espectros obtidos, designando-se por análise espectral.
Algumas dessas técnicas requerem que os átomos da amostra em estudo sejam previamente excitados, em que o fornecimento de energia podeser feito por:
• elevação de temperatura numa chama (análise da chama)
• descarga eléctrica através de uma amostra no estado gasoso, e a baixa pressão, do elemento em estudo
topo
Teste da chama
Naanálise por via seca, a amostra a analisar está no estado sólido, estando entre os testes mais vulgares os ensaios da chama, utilizados na identificação de elementos metálicos constituintes de sais.O ensaio, ou teste, da chama é apenas uma das técnicas de análise elementar por via seca.
Qual o fundamento desta técnica?
Os sais, quando sujeitos a elevadas temperaturas, vêem os seus iõesmetálicos, catiões, que os constituem passarem do estado fundamental a estados excitados, com posterior emissão de radiações de cor característica, sob a forma de uma chama colorida.
A cor da chama é... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Análise por via seca. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Por-Via-Seca/658942.html

MLA

"Análise por via seca" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Por-Via-Seca/658942.html>.

MLA 7

"Análise por via seca." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Por-Via-Seca/658942.html>.

CHICAGO

"Análise por via seca." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Por-Via-Seca/658942.html.