Análise peru de natal de mario de andrade

Páginas: 12 (2859 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
O conto escolhido para análise é “Peru de natal” de Mário de Andrade. A escolha desse texto parte da minha intenção em colocar em evidência a tensão entre criador e objeto criado, ou, entre autor e obra. Porém, de uma perspectiva diferente de Antonio Cândido quando se vê a obra como efeito da inerência entre contexto e autor. Mesmo com essa intenção, não deixarei de lado o método de análise deCândido, devido a incoerência de fazer uma análise em um curso baseado em sua análise crítica – que não contraponho, apenas adiciono. Portanto, a leitura desse trabalho terá duas interpretações, sem conflitos e sem tensões, para mostrar a diversidade de perspectivas de uma crítica e demonstrar minha capacidade analítica que foi instigada ao ler as concepções de Antônio Cândido.
O texto tem suaestruturação própria a partir de elementos sociais retirados da sociedade. Não se trata de um texto reflexo do social, pois, quando entramos na leitura do texto, estamos entrando no mundo do texto, com sua vida própria. Segundo Cândido, o texto é uma representação especial da realidade exterior; ou seja, quando os traços retirados da sociedade são introduzidos no texto, pertencem ao sistema específicodesse texto.
Neste caso, deparei-me com um texto que tem como objeto central a relação do filho e de seu pai falecido recentemente; e, em torno deles, estão os personagens, o contexto e as manifestações simbólicas fundamentais para o esclarecimento e entendimento da temática.
Em relação aos fatores externos, constatei alguns elementos retirados do social, porém, não encontrei um significadocomparativo do texto com algum acontecimento ou fenômeno extra-literário, mesmo assim, creio – utilizando em parte a idéia de Goldmann - que a tensão entre o inventivo, referente ao autor, e as imposições sociais do contexto prevalecem na criação do conto, não como reflexo determinista, mas sim através de estruturas mentais compatíveis com a época – razão para a temática. Assunto que aprofundarei nofinal.
De acordo com a idéia de Cândido, acredito que por detrás do conteúdo ou da forma há um significado profundo, porém, este está relacionado com minha concepção e interpretação do texto, não havendo o significado profundo. Tal significado vai além da apenas descoberta para se relacionar aos aspectos da realidade social, entretanto, não ficaria satisfeito sem me posicionar naquilo que vejo epercebo, pois o homem nunca é neutro; e dentro de cada concepção há uma marca essencial do indivíduo que vê, compreende e julga. Minha interpretação será somente a minha, e Cândido só fará parte dela como apoio e, às vezes, como método.
Antes de aprofundar o entendimento do texto, vale citar que ele foi narrado pelo próprio protagonista, às vezes interrompido com frases ditas dentro dascircunstâncias adequadas. Portanto, o ângulo que enuncia o conto parte do protagonista, com suas idéias particulares sobre a vida e aquilo que está a sua volta. O protagonista relata um momento fixo no tempo, que é o natal e suas tradições, porém, ele enfoca um elemento que será primordial para o ocorrido: o peru.
O peru é o elemento mediador das relações entre os familiares e o responsável pelas ações esentimentos que serão produzidos no decorrer do texto, mas também é usado metaforicamente. O peru possui significados que se metamorfoseiam, sendo, em vista disso, um objeto de grande importância.
Por sua vez, o protagonista se auto-define através da visão que ele sente e presencia em relação a ele, descrevendo-se por um conjunto de significados que se vinculam, principalmente, ao ambientefamiliar: Ações reprováveis, conseqüentemente, reprovação dos membros da família; ação da família contra essas ações reprováveis; menosprezo da família através do título de “louco”; comparou o ambiente familiar com um reformatório; tristeza dos pais pelos seus atos. O personagem aprova esse desprezo da família e não bate de frente contra a reprovação familiar; muito pelo contrário, o desprezo e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise de "o peru de natal" de mario de andrade
  • O peru de natal- Mário de Andrade
  • ANÁLISE DE MACUNÍMA DE MÁRIO DE ANDRADE
  • Análise de poemas de mário de andrade
  • Análise conto
  • Um peru de natal
  • Análise do conto peru de natal
  • ANÁLISE DO POEMA “ODE AO BURGUÊS” DE MARIO DE ANDRADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!