Análise onomasiológica de um conto de machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE ONOMASIOLÓGICA DE UM CONTO DE MACHADO DE ASSIS

Com base no conto Uns Braços, de Machado de Assis, a presente Comunicação visa ao estudo das palavras, tendo em vista o seu verdadeirosignificado, o seu real sentido, que às vezes é encontrado não no étimo, mas na própria história do vocábulo.

O presente Estudo visa também à comprovação do fato de que Machado de Assis, ao dispor depalavras suficientes e adequadas à expressão do seu pensamento de maneira clara, fiel e precisa, dá ao leitor melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de julgar. E que a própria clarezadas idéias está intimamente relacionada com a clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As palavras são o revestimento das idéias e, sem elas, é praticamente impossível pensar.

Alémdisso, esta Comunicação, através do método onomasiológico - o estudo das denominações - buscará os aspectos vivos e as forças criadoras da linguagem utilizada por Machado. A análise dessa linguagem, atémesmo do ponto de vista sonoro e onomatopaico, permitirá “ver a cultura do povo, cuja língua se estuda:, costumes, ocupações, crenças e crendices, enfim, sua mundividência. Permite sentir a linguagemviva, traduzindo a vivência cultural do povo.” ( BASSETTO, Bruno Fregni. Elementos de Filologia Românica. São Paulo: Edusp. 2001)

Através desse método, portanto, o presente Estudo procurarácomprovar que Machado de Assis, com a linguagem que utiliza, estabelece para o leitor a relação entre as personagens e informa as circunstâncias em que se dá a ação. Consegue comunicar também a posiçãosocial - a condição hierárquica - de Inácio e de Da. Severina em relação a Borges.

Resumo do Conto

Uns Braços conta a história de Inácio - adolescente pobre enviado pelo pai, à casa do solicitadorBorges para com ele trabalhar, visando à melhoria de sua vida. Com a convivência, Inácio apaixona-se por dona Severina, esposa de seu “protetor”. Ou melhor, pelos braços dela. Porém, também a ela...
tracking img