Análise mercadológica de uma empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Com os processos de globalização, abertura de mercado e queda das barreiras alfandegárias, intensifica-se a disputa pela preferência dos consumidores e estes, adaptando-se às novas regras do mercado,tornam-se cada vez mais exigentes e cautelosos na hora de realizar seus negócios.
As empresas investem maciçamente em tecnologia e recursos humanos, invariavelmente adotando estratégias queresultem em racionalização e corte nos gastos. O objetivo é oferecer produtos e serviços de primeira linha e a preços realmente competitivos, que atendam as necessidades, exigências e possibilidades doconsumidor. E, é claro, ganhar mais espaço na preferência do mercado.
Ninguém perguntou ao consumidor se ele queria um produto mais sofisticado e de melhor qualidade. A necessidade imposta pela conjunturaobrigou os empresários a inovar e melhorar continuamente, em resposta aos seus concorrentes e em sintonia com os avanços tecnológicos, objetivando manter a fidelidade de seus clientes tradicionais.Por quê? Acontece que manter a carteira de consumidores, não deixando qualquer brecha para a concorrência abocanhar sua fatia do mercado, ganhou status de prioridade zero no conjunto de fatores queinterferem nos resultados das empresas. Posteriormente, apenas após garantir a manutenção de seu espaço no mercado, elas irão trabalhar na busca de novas conquistas.
Mas será que os consumidores sabemrealmente o que querem? Seguramente não! O fato é que na maioria das vezes eles não sabem exatamente quais produtos podem melhor atender seus anseios e necessidades, seja pela falta de informações ousimplesmente por desinteresse. Deste modo, decifrar o enigma fica por conta das organizações e seus estrategistas, que utilizam toda sua energia para imaginar vantagens capazes de atingir um maiornúmero de diferentes preferências dos consumidores.
Mesmo assim, as empresas devem fazer algo mais do que simplesmente colocar seus produtos e serviços nas vitrines, sem uma avaliação prévia das...
tracking img