Análise melódica

Páginas: 4 (913 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
ANÁLISE MELÓDICA

NOTAS QUE FORMAM A MELODIA - TENSÕES

O primeiro passo para escrevermos um arranjo é conhecermos as relações funcionais e estruturais da melodia que iremos arranjar: aspossibilidades do seu campo harmônico, as funções e características das notas e dos fragmentos melódicos, tipo das frases e períodos, etc. Neste artigo, vamos começar a analisar os tipos de notas quepodemos encontrar em uma melodia.

Podemos construir uma melodia usando duas categorias de notas: as notas do acorde e as chamadas “notas melódicas”, que prefiro chamar de notas não triádicas.
As notasdo acorde (NA), são as notas que pertencem à estrutura do acorde, ou seja, as notas que formam a tríade (1, 3, 5) e, em alguns casos, a 6º (conhecida na harmonia tradicional como “6º ajuntada”) e as7º (M e m). Estas notas compõem a estrutura básica da melodia na maior parte das vezes e sua função é bastante clara, definindo o campo harmônico da música. As melodias construídas usando somente asnotas do acorde são bastante simples e não apresentam grandes surpresas.
As notas não triádicas, como o próprio nome já diz, são aquelas que não pertencem a estrutura básica dos acordes e criamsituações harmônicas mais ricas e melodias mais complexas. Existem quatro tipos de notas não triádicas: tensões (T), notas de passagem (NP), bordaduras (Bo) e notas de aproximação, que podem ser diatônicas (S)ou cromáticas (Cr).

Tensões:

Conhecemos como tensão as notas que são extensões lógicas dos acordes, através da superposição de várias 3as . A sua terminologia deriva da expansão da escala maior, construída sobre a nota fundamental do acorde ( 9, 11, 13, #9, #11, b13).

O termo tensão se refere à riqueza ou densidade da qualidade intervalar resultante do uso destas notas.

Observações:1) Observe o acorde abaixo:

As tensões T9 e T13 não se encontram anotadas na cifra. Isso se deve ao fato de que a cifra C7(#11) deixa subentendido a utilização destas tensões. De um modo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma breve análise melódica, harmônica e de forma em "o pato" de vinícius de morais, paulo soledade e toquinho
  • Cifra melódica
  • Escala Menor Melódica
  • A concepção harmônica e melódica em jorge do fusa
  • Escalas menores (primitiva, harmônica e melódica)
  • analise
  • Em analise
  • Analise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!