Análise interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da analise interna.

No cenário competitivo do século XXI, condições e fatores tradicionais, como custo de mão de obra, acesso a recursos financeiros e matérias-primas, mercados protegidos ou controlados, podem ainda representar uma fonte de vantagem competitiva, porém em menor grau do que no passado. Um motivo muito importante para esse declínio é que as vantagens geradaspor essas fontes podem ser superadas por meio de uma estratégia internacional e pelo fluxo relativamente livre de recursos através da economia globalizada.

Nesse ambiente competitivo e desafiador, poucas empresas conseguem optar pelas decisões estratégicas mais eficazes. Para melhorar a qualidade das decisões ao longo de eventos e do tempo, as empresas do século XXI precisam desenvolver ahabilidade de mudar rapidamente. Um desafio fundamental ao desenvolvimento desta habilidade é gerar um ambiente organizacional que inclua e promova a experimentação e o aprendizado.

Há uma crescente tendência de avaliar o administrador em termos de sua capacidade de identificar, nutrir e explorar as competências essenciais de sua empresa. Parte dessas avaliações esta estruturada ao redordo entendimento de que a analise eficaz do ambiente interno deve incluir ao reconhecimento do que são e do que não são as competências essências da empresa. Ao efetizar a aquisição e o desenvolvimento das competências, as organizações aprendem a aprender. A capacidade de aprender é uma habilidade relacionada com o desenvolvimento da vantagem competitiva.

Ao explorar suas competênciasessências e atender aos elevados padrões da concorrência globalizada, a empresa gera valor para os seus clientes. O Valor é constituído pelas características e atributos de desempenho que as empresas proporcionam sob a forma de bens ou serviços pelos quais o cliente esta disposto a pagar.
Em ultima analise, o valor do cliente é a fonte do potencial que a empresa tem de auferir retornosequivalentes ou superiores a média. Aquilo que a empresa quer fazer para gerar valor afeta a sua escolha do nível comercial da estratégia e a sua estrutura organizacional.
3.2 Os componentes da analise interna que conduzem à vantagem competitiva e a competitividade estratégica.

Durante as ultimas décadas, o processo de administração estratégica preocupava-se principalmente em entender ascaracterísticas do setor no qual a empresa concorria e, é a luz dessas características, em determinar o modo pelo qual a empresa deveria posicionar-se em relação à concorrência. A ênfase nas características do setor e na estratégia competitiva pode ter obscurecido a função dos recursos e capacidade organizacionais no desenvolvimento da vantagem competitiva. As competências essenciais da empresa,aliadas aos resultados da analise dos ambientes geral, do setor e da concorrência, deverão responder pela seção das estratégias. Nesse aspecto, as competências essências, em combinação com as posições ou táticas de produto-mercado, representam as mais importantes fontes de vantagem competitiva no cenário competitivo do século XXI. A ênfase atribuída às competências essenciais quando da formulação deestratégia é a forma através da qual a empresa aprende a concorrer principalmente com base nas diferentes especificas da empresa, em vez de buscar a vantagem competitiva unicamente com base nas características estruturais do setor.

O Desafio da Analise interna

As decisões tomadas por administradores em termos de recursos, capacidades e competências essenciais têm influenciasignificativa sobre a habilidade de uma empresa em desenvolver vantagens competitivas e auferir retornos superiores a media. Tomar essas decisões, isto é, identificar, desenvolver, distribuir e proteger os recursos, a capacidade e competências essenciais podem parecer uma tarefa relativamente fácil. Todavia, na verdade, esse trabalho, além de ser tão desafiante e difícil quanto a qualquer outra...
tracking img