Análise histórica do contexto do filme: “daens - um grito de justiça

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE HISTÓRICA DO CONTEXTO DO FILME: “DAENS - UM GRITO DE JUSTIÇA”
ANÁLISE HISTÓRICA DO CONTEXTO DO FILME: “DAENS - UM GRITO DE JUSTIÇA”
1) O FILME:
O filme DAENS se passa no final do SéculoXIX, em Aalst – Bélgica, uma pequena cidade flamenga, onde se iniciam as primeiras rebeliões dos trabalhadores da Industria por melhores condições de trabalho. Nessa época ainda não haviam leis quegarantissem os direitos trabalhistas e o papel da Igreja com sua doutrina social “Rerum Novarum” (1) era muito importante para a sociedade.
Na Bélgica não existe um idioma belga. As pessoas falam doisidiomas: na metade norte do país, o holandês e na metade sul, o francês. A explicação está em que o país abriga duas comunidades de origens diferentes, a flamenga (ao norte) e a vala (ao sul). Por essemotivo, os operários do filme falavam em idioma diferente ao da classe mais privilegiada (a burguesia), no caso o Francês.
Essa comunicação dificultava ainda mais a vida dos trabalhadores.
Ahistória começa a mudar naquela cidade (Aalst – Bélgica) com a chegada do Padre Daens que é designado para assumir a Igreja local.
Completamente sensibilizado com as críticas condições de miséria dapopulação, o seu lado revolucionário é aceso e ele tenta mudar a consciência que imperava entre os oprimidos da sociedade, ou seja, de total subserviência à burguesia.
Utilizava-se do jornal católico paraincitar o povo a lutar por seus direitos contra as injustiças que estavam sendo submetidos, mas se mantinha em uma condição delicada entre a sua fé e sua conscientização política.
Para defender erepresentar o interesse do povo, o Padre Daens se candidata a deputado pelo Partido Social Cristão e instrui a população, analfabetos em sua maioria, a usar o poder do voto que, para mim, é o ponto alto docontexto histórico do filme.
A ampliação do sufrágio, ao ser adotado, permitiu que o povo exercesse sua soberania pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, nos termos da lei....
tracking img