Análise experimental do comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2450 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

REVISÃO DE LITERATURA 2
MÉTODO 5
Sujeito 5
Local 6
Instrumentos 6
Procedimentos 7
RESULTADOS 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
ANEXOS 11
Anexo 1: Ficha do bebê, sujeito 03 .
Anexo 2: Folhas de registro – Nível Operante da RPB, sujeito 03 .
Anexo 3: Ficha do bebê, sujeito 04 .
Anexo 4: Folhas de registro – Nível Operante da RPB, sujeito 04 .













REVISÃODE LITERATURA

A análise experimental do comportamento é uma parte da linha de análise do comportamento, mantendo relação entre variáveis comportamentais e ambientais.
Segundo Skinner(2003),o comportamento humano é parte de uma ciência natural e que processos importantes do comportamento apresentam generalidades filogenéticas importantes e, portanto podem ser estudados nos animais e humanos,estabelecendo relações entre o comportamento de um organismo e os fatores que agem sobre ele.
Os comportamentos podem ser operantes ou reflexos.
A ciência do comportamento é mais que mera descrição dos acontecimentos à medida que eles ocorrem, é uma emissão de respostas de um indivíduo que afeta/altera o ambiente, e, a depender desta alteração respostas semelhantes a estas terão suaprobabilidade de ocorrência futura aumentada ou diminuída. Este comportamento chamamos de comportamento operante (aprendido), que se define pela relação entre uma classe de respostas e uma classe de estímulos. No comportamento operante, a classe de estímulos que o definem têm a função de fortalecer uma classe de respostas (Pessoa, et al , cap.3. 2011,)
Entender o comportamento operante é fundamental paracompreendermos como aprendemos nossas habilidades e nossos conhecimentos, ou seja, falar, ler, escrever, raciocinar, etc, e até mesmo como aprendemos a ser quem somos, a ter nossa personalidade (MOREIRA, et al, 2007).
O comportamento operante é composto, portanto, por três elementos – estímulo discriminativo, operante e reforçador – e por duas relações : a relação entre o operante e a classe dereforçadores que o mantém e a relação entre essa situação (SKINNER, 2003).
O nível operante, segundo Moreira, et al (2007), é a forma com que o sujeito opera (age) sobre o ambiente antes de qualquer intervenção experimental, ou seja, é como os organismos comportam-se em determinados ambientes antes que qualquer manipulação deliberada seja feita para modificar seu comportamento.
Observar o níveloperante da resposta nos permite avaliar o efeito do reforço, comparando a freqüência da resposta e depois a introdução do reforço. (GOMIDE,2003).
O experimento utilizado no atual estudo teve o objetivo de observar e registrar o Nível Operante de Resposta de Pressão à Barra do RBL ingênuo e com uma privação de vinte e sete horas de água pela medição da freqüência dos comportamentos de Resposta depressão a barra, resposta de contato à barra, comportamentos exploratórios e comportamentos emocionais. Para que o experimento fosse realizado, foi necessária a observação da linha de base e do nível operante do sujeito.
A linha de base é importante para o objetivo da atividade no laboratório, alcançar uma meta buscando dados do comportamento do sujeito. Como ele se comporta antes da intervenção aser realizada, para comparar esses dados com os que serão coletados após a intervenção ( COZBY, 2003, p.247-248).
O comportamento reflexo inato, segundo Moreira, et al (2007), é uma relação entre estímulos e respostas, há algo em comum em todos eles, sempre acontece uma alteração no ambiente que produz uma alteração no organismo. Todas as espécies apresentam comportamentos inatos, como um bebê aonascer se colocar o dedo em sua boca ele saberá sugar. São comportamentos muito importantes para a nossa sobrevivência, pois nos auxiliam a sobreviver em nossos primeiros contatos com o mundo.
A capacidade de aprender novos reflexos, ou seja, a capacidade de reagir de formas diferentes a novos estímulos é uma característica das espécies animais que também pode ser desenvolvida ao longo de sua...
tracking img