Análise ergonomica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES


Segundo a NR-5 que é a Norma Regulamentadora referente á CIPA e os objetivos são prevenir acidentes e doenças do trabalho e tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Qualquer empresa que admita trabalhadores e empregados deve ter a CIPA. Essa Comissão é composta pelos representantes dosempregados, que na maioria das vezes são leigos em se tratando de prevenção de acidentes, mas em contrapartida tem um bom conhecimento de tudo que se passa dentro dos setores de trabalho, inclusive os riscos e as necessidades de melhorias. E por representantes do empregador, que são trabalhadores de confiança do dono da empresa. Sendo que o número de trabalhadores que vai representar o empregador e aempresa deve ser igual e o dimensionamento depende do tipo de empresa e do número de funcionários conforme estabelecido no Quadro I da NR – 5 e cada representante têm o seu respectivo cargo e suas atribuições. O mandato da CIPA tem duração de um ano e os membros que foram eleitos por votação pelos empregados ganham estabilidade no emprego e só poderão ser demitidos por justa causa. Apesar de omandato durar apenas um ano, essa estabilidade tem duração de dois anos, ou seja, após um ano terminado o mandato o empregado continua com estabilidade.
Quando entrei na empresa, a eleição da CIPA já estava em andamento, sendo que a votação ocorreu no dia 03/08/2012, onde foram deixadas as urnas e as cédulas em cada setor e também a lista de candidatos que foram indicados ou que se inscreveram paraconcorrer. Assim foram avisados todos os empregados sobre a data, o horário e o local que os materiais para votação ficariam disponíveis. No caso da empresa, a votação seguiu durante os turnos de trabalho, o dia todo. No dia posterior os resultados já foram divulgados nos quadros de aviso. O procedimento correto depois de feito a divulgação é marcar a data de treinamento. Então foram convocadostodos os eleitos, para o treinamento que ocorreu no dia 03/09/2012. E como eu já havia iniciado meu estágio na empresa o Técnico em Segurança me informou que eu iria participar e deveria elaborar uma apresentação para passar, o tema ficaria a meu critério, sendo assim escolhi Primeiros Socorros.
O treinamento começou 13h30min, onde todos os participantes convocados assinaram a lista de presença e oTécnico em Segurança começou sua apresentação. Primeiramente foi explicado sobre a Norma Regulamentadora – NR 5, ele falou sobre o que é a CIPA, quais são seus objetivos, como é a formação e as atribuições de cada cargo. Depois foi falado sobre segurança no trabalho, doenças ocupacionais, como devem ser feitas as investigações de acidente, o que é a CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho, comodevem ser feitas as inspeções e a importância do uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva) e prevenção e combate á incêndios. As 15h30min foi feito intervalo e posteriormente apresentei meu treinamento sobre “Noções Básicas De Primeiros Socorros”, comecei falando sobre primeiros socorros que são as medidas que devem ser tomadas imediatamenteafim de diminuir o sofrimento da vítima, evitar complicações futuras e até mesmo salvar a vida de uma pessoa antes do atendimento médico. Logo falei sobre as primeiras ações que devem ser tomadas, primeiramente é necessário certificar-se de que as condições do ambiente são seguras para o socorrista, pensando na própria segurança, por isso a importância também do uso de luvas descartáveis, queevitam que a pessoa se contamine ou seja contaminada, isolar o local para evitar os acesso de curiosos, observar se houve mudança de temperatura nos membros inferiores e superiores, procurando manter-se sempre calmo e também acalmar a vítima, passando sempre confiança e tranquilidade e contar a ela sobre o ocorrido. O socorrista deve sempre reconhecer suas limitações para não acabar por prejudicar...
tracking img