Análise edipo rei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O tema que abordaremos se trata da consagrada tragédia grega: Édipo Rei escrita por Sófocles, é considerada uma das maiores heranças do teatro deixado pelos gregos. O filosofo Aristóteles aborda minuciosamente esse tema na poética e considera Édipo Rei o mais perfeito exemplo de tragédias já escritas na Grécia.
Nos capítulos seguintes será abordado um resumo sobre a vida doautor, Sófocles, o contexto histórico da obra onde será comentado a tragédia (Édipo Rei) e os seus tragediógrafos. Em seguida Traremos uma análise geral do texto com suas principais interpretações.



O autor

Sófocles (496 a.c – 406 a.c) nasceu na Grécia antiga na cidade-estado de Atenas. Ele é considerado um dos grandes nomes do teatro grego ao lado de Eurípedes e Ésquilo. Édipo viveu emuma época de grande desenvolvimento cultural em Atenas.
Filho de um fabricante de armaduras que se chamava Sófilo, Sófocles recebeu na infância uma educação bem tradicional da Grécia, sendo assim recebeu uma educação que valorizava os aspectos culturais.
Durante sua juventude dirigiu um coral infantil que foi formado para cantar durante a comemoração da vitória ateniense na batalha de Salamina(480 a.c). Aos 28 anos de idade, participou de um concurso de arte
em que venceu Ésquilo, porém perdeu em outro concurso para outro importante dramaturgo da época chamado Eurípedes.
Durante sua vida venceu vários concursos de teatros e conseqüentemente conseguiu reconhecimento da sociedade por seu talento e pelas suas obras de tragédia e sátiras.
As obras desse grande autor são de grandeimportância até os dias de hoje, pois ele foi capaz de criar inovações na técnica dramática, como por exemplo, a técnica de introduzir um terceiro personagem na cena (como acontece em Édipo Rei) e o rompimento com a tradição das trilogias.
Historiadores acreditam que Sófocles escreveu pro volta de 120 peças de teatro, mas infelizmente com o passar dos tempos só nos restaram sete.Contexto Histórico

A tragédia nomeada Édipo Rei nos mostra a história de Édipo, filho de Laios que era rei de Tebas e que fora amaldiçoado, a maldição enviada pelos deuses dizia que ao ter seu primeiro filho, o mesmo iria assassiná-lo e desposaria a sua própria esposa. Para tentar escapar de tal maldição Laios manda um de seus homens assassinar a criança, mas que pela força do destino não conseguiucumprir sua função, um dos pastores encontrou a criança e o entregou ao rei de coríntio Políbio que o criou.
Quando adulto Édipo descobre a maldição que havia sido atribuída pelos deuses a ele, tentando escapar da maldição foge de coríntio para Tebas sem nem imaginar que caminhava para o cumprimento da profecia, Pois seus verdadeiros pais o esperavam La.
No meio da viajem acaba encontrandoalguns mercadores e seu amo e mata a todos sem saber que era a profecia que já começava a se cumprir, pois o amo que ali estava era Laios o seu pai.
Ao chegar à cidade de Tebas Édipo livra a cidade de uma antiga horrenda esfinge e de seus enigmas, como recompensa recebe o titulo de rei e a mão da rainha recém viúva Jocasta.
Após o passar de vários anos reinando em Tebas Édipo tem vários filhoscom Jocasta, mas em um determinado momento a cidade passa por dificuldades e a população decide pedir a ajuda ao rei.
É decidido então fazer uma consulta ao oráculo de Delfos, que responde pelo deus Apolo o qual alerta que no meio dos Tebanos há alguém que tem provocado ira nos deuses, o assassino de Laios.
Ao saber disso Édipo decide descobrir que é o assassino para assim se livrar dele efinalmente trazer à paz a cidade. Entretanto o que ele não sabia era que a maldição iria cair sobre ele. Mais tarde no mesmo dia Édipo descobre a verdade através de um pastor que o encontrara quando ainda era um bebê, pendurado em um bosque pelos tornozelos.
Descobrindo o fato Jocasta suicida-se Édipo segasse a si próprio perfurando os dois olhos e exilando-se.

A Tragédia e os tragediógrafos...
tracking img