Análise dos pontos turísticos de recife

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE JOAQUIM NABUCO
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
PEDAGOGIA


ANÁLISE VIRTUAL DOS PONTOS TURÍSTICOS DE RECIFE-PE

RECIFE-2012
ANÁLISE VIRTUAL DOS PONTOS TURÍSTICOS DE RECIFE-PE

Casa da cultura:
Funcionou como penitenciária durante 118 anos, onde abrigava os presos de todos os municípios de Pernambuco. Sua estrutura apresenta o formato de cruz e seus corredores em norte, sul,leste e oeste.
Suas antigas celas foram transformadas em 150 lojas de artesanato, livrarias e lanchonetes, muito bem idealizadas essa ocupação. Variedades de objetos e comidas nordestinas estão presentes nesse ambiente chamando assim a atenção do turista que ali chega. O lugar é muito bem centralizado e movimentado, perto do metrô, pontos de táxis e ônibus.

Monumento Franciscano:
OConvento Franciscano de Santo Antônio é uma das construções mais antigas ainda existentes na cidade do Recife. Sua origem remonta a 28 de outubro de 1606, data em que os frades resolveram erguer um convento na Ilha dos Navios para atender à população próxima ao porto. A ilha mais tarde veio a receber o nome de Ilha de Antônio Vaz, e desenvolveu-se no atual bairro de Santo Antônio.
O terreno de 56braças para a construção foi doado por um senhor de engenho chamado Marcos André, e em 1613 já se registra como terminado um oratório com hospital anexo, dedicados ao Padroeiro do Recife. Durante o período da dominação holandesa o edifício foi transformado em fortaleza, sendo acrescidos de muralhas, baluartes e demais apetrechos militares, recebendo o nome de Forte Ernestus. Depois, durante algumtempo foi votado à Igreja Anglicana, para atendimento dos oficiais da Companhia das Índias Ocidentais. Com a retirada dos holandeses o local passou novamente à propriedade dos Franciscanos, sendo restaurado e aumentado de uma enfermaria.
Além de sua importância histórica o convento possui grande interesse artístico, apresentando inúmeras obras de arte, mobiliário esculpido em jacarandá e objetossacros diversos

Forte das Cinco Pontas:
O forte de São Tiago das Cinco Pontas localiza-se no bairro de São José, sua construção é holandesa e em estilo colonial. A sua arquitetura foi erguida em taipa.
Tinha como objetivo garantir a segurança das cacimbas que abastecia a população do Recife, e impedir que os navios inimigos conseguissem entrar pelo Rio Capibaribe e se evadir com carregações deaçúcar.
O forte é destruído por João Fernandes vieira em XVII e ocupada por tropas luso-brasileiras sob a ordem de André Vidal de Negreiros e do general Francisco Barreto de Menezes.
Foi restaurada em 1677 com um material mais resistente, mas uma de suas pontas não resistiu e se deslocou ficando ela com quatro pontas. Funcionou durante muito anos como prisão .
Hoje ele se transformou em museue guarda todos os acontecimentos da sua época como: fotografias antigas do Recife; coleção de gravuras antigas; portas entalhadas da Igreja dos Martírios (todas em madeira de lei); peças arqueológicas do próprio forte; pinhas de louça portuguesa de Santo Antônio do Porto; canhões de várias procedências; barra de ouro (de 1645) com um sinete da Companhia das Índias Ocidentais (que foi encontradaem Pernambuco); e uma chave simbólica (em ouro e prata) entregue a Dom Pedro II, por ocasião de sua visita ao Recife em 1859.

Praça Joaquim Nabuco:
Situa-se no bairro de santo Antonio recebeu esse nome em 1915, como uma das homenagens ao grande abolicionista brasileiro Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo.
Antigamente, as águas do rio Capibaribe vinham até aquela Praça, alcançando a ruaNova e a rua das Flores, sendo o local chamado Porto das Canoas.
  Naquela local, funcionou a Confeitaria Glória onde foi assassinado João Pessoa, o Governador da Paraíba, no dia 26 de junho de 1930 e as sorveterias Botiginha e Gemba  esta última pertencente a um japonês e destruído durante a Segunda Guerra Mundial. No centro da Praça, mais recentemente, existiu o prédio da Escola Modelo, que...
tracking img