Análise dos fatores que levam a falência de pequenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

A falência empresarial é um problema enfrentado mundialmente. Especialmente no Brasil, a falência de empresas com poucos anos de vida causa diversos danos aos seus stakeholders.
De acordo com Chiavenato (2007), o empreendedor deve ter um objetivo maior em mente, precisa trabalhar com uma visão de futuro, ou seja, com quadro mental daquilo que se pretende chegar a ser como referência.Segundo Dornelas (2005), o plano de negócios é peça fundamental do processo empreendedor, os empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa.
Cabido (2003) relata que aumentar a capacidade de sobrevivência das micro e pequenas empresas é de fundamental importância para minimizar os problemas causados pela modernidade como o desemprego e a desigualdadesocial.
Tendo em vista este parâmetros, este trabalho objetiva à exploração das origens, fundamentos e condições desfavoráveis ao sucesso das pequenas empresas no município de Mogi das Cruzes, assim como salientar a importância das atitudes empreendedoras para evitar a insolvência empresarial.
Pretende-se desenvolver uma revisão bibliográfica baseada em artigos científicos, livros e dados fornecidospelo SEBRAE com a finalidade de adquirir conhecimento e aprofundar esses conceitos. Segundo pesquisas anteriores, os principais fatores relacionados à falência empresarial são a falta gestores auxiliando os empresários, a ausência de foco no mercado, pouca capacidade gerencial, mínimo estudo e planejamento prévio à abertura, falta de investimentos em marketing e baixa capacidade de ousar, criar einovar pelo empreendedor. Visa-se, portanto, verificar se estes fatores são, também viáveis em pequenas empresas de Mogi das Cruzes.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Administração e Falência

Introdução

A importância da abordagem do tema é clara quando se observa o elevado percentual de falência empresarial nos 2 primeiros anos e a ausência de estudos profundos sobre as causas dasmesmas de forma específica em cada região, tendo em vista que cada região possui características sócio-econômicas, culturas e demográficas divergentes.
Para Dornelas (2003), a conjunção desse intenso dinamismo empresarial e rápido crescimento econômico, somados aos baixos índices de desemprego e baixas taxas de inflação, aparentemente apontam para uma única conclusão: o empreendedorismo é ocombustível para o crescimento econômico, criando emprego e oportunidade.
Segundo o SEBRAE (2007) o percentual de empresas de pequeno porte que sobrevive pelo menos dois anos passou de 50,6% em 2002 para 78% em 2005, porém o número que empresas que são dissolvidas nesse período ainda é expressivo.
Chiavenato (2007) relata que para ser bem-sucedido, o empreendedor não deve apenas saber criar seu próprioempreendimento. Deve também saber gerir seu negócio para mantê-lo e sustentá-lo em um ciclo de vida prolongado e obter retornos significativos de seus investimentos. Isso significa administrar, planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades relacionadas direta ou indiretamente com o negócio.
Administrar uma empresa e mantê-la no mercado atual é uma tarefa árdua que requer muitashabilidades por parte do empreendedor para que a mesma não entre em falência.
Outras pesquisas anteriores abordaram o tema, porém, em sua maioria, analisando somente os fatores de sucesso de forma geral. O presente estudo visa, no entanto, estudar as dificuldades enfrentadas pelas micro e pequenas empresas que favorecem a falência das mesmas em menos de 2 anos e correlaciona-las com as bases de dadosde autores que abordaram o tema.
Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica baseada em artigos científicos, livros e dados fornecidos pelo SEBRAE com a finalidade de adquirir conhecimento e aprofundar esses conceitos.
A conclusão esperada é que os fatores de insucesso já estudados por outros autores de forma geral, se adequem aos dos empresários.

Desenvolvimento

De maneira...
tracking img