Análise dos fatores de satisfação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DE TERESINA – CEUT
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
PROFESSORA: ANA MARIA EULÁLIO

TRABALHO EM GRUPO

ANÁLISE DOS FATORES DE SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS DO INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DO PIAUÍ – EMATER-PI

ALUNOS:Avelar Almeida da Silva
Dircy Lopes

Teresina (PI)
2010

"O mundo depois de nós tem que ser melhor do que o nosso, porque caminhamos sobre ele. Se não pudermos ser um sol esplendoroso, contentamo-nos em ser um simples vagalume. O importante é iluminar alguma coisa".(Carlos Drummond de Andrade)

Relatório de pesquisa apresentado na disciplina Psicologia Organizacional, como requisito para a obtenção de nota referente à 3ª Avaliação do III Período do Curso de Administração da Faculdade CEUT.

RESUMO
Este artigo discute o uso de teorias da satisfação no trabalho, mostrando que tem como base o fundamento de estimular os funcionários eintegrantes de uma empresa. É resultado de atitudes de uma administração de recursos humanos voltada para a satisfação e bem estar de seus funcionários, tomando por base as recompensas e benefícios oferecidos aos empregados, sejam recompensas ou benefícios monetários ou não monetários. Os planos de benefícios são apresentados desde suas origens até seus objetivos, passando pela importância deserem aplicados nas organizações.
Satisfação tem sido, atualmente, um dos maiores desafios ao gerenciamento de fenômenos comportamentais nas organizações. Com efeito, a relação entre produtividade, qualidade de vida no trabalho, motivação, rotatividade, comprometimento e outros aspectos psicológicos, estão diretamente associados com a satisfação do trabalhador. Diagnosticar o nível de satisfação deum profissional em seu ambiente de trabalho é atuar com efetividade em todo sistema organizacional.
Um dos grandes referenciais para se compreender o fenômeno da satisfação nos é apresentado nesta pesquisa, sendo que o principal objetivo foi diagnosticar, em um grupo de servidores públicos, a ocorrência do grau de satisfação, propostos na teoria, e com isso compreender a relação profissionaldestes trabalhadores com suas atividades funcionais.
Metodologicamente, a natureza da pesquisa foi descritiva com 15 participantes de ambos os sexos, com idade mínima de 28 anos e tempo de serviço público superior a 05 anos de serviços prestados. Todos foram solicitados a responder um questionário de identificação de fatores da satisfação no trabalho, com 10 itens criados para este estudo, com basenos resultados, foi possível diagnosticar a presença dos fatores, bem como mensurar a freqüência das duas categorias de vinculação profissional destacadas pela teoria. O teste estatístico revelou diferença significativa entre as categorias, com superioridade para servidores satisfeitos/insatisfeitos. A análise dos dados permitiu inferir conclusões acerca dos objetivos, observando-se uma boarelação da maioria dos servidores nos seus processos motivacionais, o que pode apontar aspectos positivos na formação de um processo subjetivo de identificação profissional. A pesquisa sugere um maior aprofundamento das questões levantadas, para que se estabeleçam intervenções eficazes na gestão pessoal do serviço público estadual.

Palavras-chave: Pesquisa, Diagnóstico Organizacional; Serviço Público.SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 12
1.1 Problemática ..................................................................................................... 13
1.2 Objetivos ........................................................................................................... 18
1.2.1 Objetivo...
tracking img